Mergulhadores e prefeitura definem local para afundar navio em Ilhabela
Ideia é que embarcação vire um recife artificial e opção para o turismo


Prefeito (de verde) e mergulhadores durante reunião
Gustave Gama/PMI
Profissionais de mergulho e o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), definiram nesta semana que o antigo navio de pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) “Prof. W. Besnard” será afundado entre a Ponta da Sela e o Solar Singhita, pouco antes da Sepituba, na região sul do arquipélago. A embarcação virará um recife artificial e é uma aposta para fomentar ainda mais o turismo local.
Na última segunda-feira (4), o prefeito esteve com uma comissão de mergulhadores, instrutores e proprietários de embarcações de mergulho para tratar da proposta de afundamento. Tantos os mergulhadores quanto Colucci definiram o local após visitas técnicas.
Os próprios mergulhadores estiveram no local e aprovaram as condições do fundo do mar para o naufrágio controlado. De acordo com a prefeitura, a localização escolhida tem entre 20 e 25 metros.
“Foi uma ótima reunião, pois estão todos envolvidos e engajados neste projeto que pode incrementar o turismo de mergulho em Ilhabela”, disse Colucci. Segundo a prefeitura, existem 20 naufrágios em Ilhabela, porém, alguns deles de difícil acesso.
Projeto e negociação
Pelo projeto, além de ter o recife artificial com o casco do navio, o Museu Náutico de Ilhabela ainda teria a cabine de comando preservada em exposição. Essa proposta já foi apresentada por Colucci ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que segundo o prefeito de Ilhabela, recebeu com “simpatia” o projeto.
O deputado federal e ex-prefeito de Santos, João Paulo Papa (PSDB), também acompanhou Colucci na apresentação do projeto ao governador. O parlamentar e o prefeito de Ilhabela tentam reverter uma decisão da USP, que pretendia destinar o antigo navio de pesquisas oceanográficas para ser cortado e vendido como sucata.
No dia 13 de fevereiro deste ano, Colucci e Papa estiveram na sede da Praticagem de São Paulo, em Santos, para uma reunião sobre o caso. A proposta da Prefeitura de Ilhabela é que os equipamentos sejam expostos no Museu Náutico do arquipélago e a carcaça do navio afundada após processo de descontaminação.
Apesar da definição do local de afundamento, o projeto ainda não pode sair do papel, devido às negociações entre a Prefeitura de Ilhabela e USP, estarem em andamento. Atualmente, o navio “Prof. W. Besnard” está no cais de Santos.

Local escolhido para o naufrágio fica entre a Ponta da Sela e o Solar Singhita
Gustave Gama/PMI
Posts Relacionados

Dupla Bruno & Marrone se apresenta neste sábado (24) em São José dos Campos

Eleições 2026: Cidades do Vale e região terão ônibus gratuitos neste domingo; veja horários

Festival Trem Bão traz culinária mineira, shows gratuitos e parque de diversões ao Shopping Jardim Oriente em SJC
