Prefeitura vai aplicar 450 testes rápidos para mapear grau de contaminação do coronavírus em São José

Primeira pesquisa apontou que 3,11% das pessoas submetidas ao teste tiveram contato com o vírus

Escrito por: Nicole Almeida2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Divulgação/PMSJC
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. (Divulgação/PMSJC)

A prefeitura de São José dos Campos vai aplicar 450 testes rápidos, durante essa quarta (13) e quinta-feira (14), para mapear o grau de contaminação do coronavírus na população da cidade.

O trabalho será feito pelo instituto Indsat, especializado em indicadores de serviços públicos em todo o país. O grupo de pesquisadores fará visitas domiciliares acompanhados por profissionais de enfermagem, que aplicarão os testes.

De acordo com a prefeitura, eles irão bater nas casas devidamente identificados, de forma aleatória, oferecendo a possibilidade de testagem

O resultado sai em cerca de 10 minutos. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.

Essa será a segunda pesquisa realizada para a amostragem. A primeira aconteceu nos dias 16 e 17 de abril e apontou que 3,11% das pessoas submetidas ao teste tiveram contato com o vírus.

Considerando os dados da primeira pesquisa e que o município possuiu 720 mil habitantes, conclui que há praticamente um mês, a cidade possuía cerca cerca de 22 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, a grande maioria assintomáticas.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população.

“Esse mapa pode ajudar a compor as estratégias da Prefeitura para as medidas de isolamento seletivo que deverão ser adotadas brevemente”, afirmou a prefeitura. 

Tags:CoronavírusdestaquerotativoPublicado em: