A Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio das Ligas de Urologia do curso de Medicina dos campi Taubaté e Caraguá, participa neste sábado (17) de uma importante ação de saúde voltada ao rastreamento precoce do câncer e outras alterações de próstata, em Campos Novos de Cunha. A ação está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3, que faz referência à saúde e bem-estar.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
A atividade será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, numa unidade escolar adaptada para a campanha, e tem como foco a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico regular. Estudantes da Liga de Urologia estarão envolvidos diretamente no atendimento à comunidade, sob supervisão do vice-reitor e médico urologista, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel.
“A proposta da campanha é atender pacientes que estão aguardando uma consulta com urologista, que possam necessitar de um agendamento ou tratamento mais rápido por conta de alguma alteração prostática. O objetivo não é exclusivamente só a identificação do câncer de próstata, mas também a identificação de outras alterações prostáticas e urológicas”, detalha o coordenador da Liga de Urologia, Prof. Dr. Maciel.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados anualmente. Por essa razão, o diagnóstico precoce é essencial para que um possível tumor seja identificado na fase inicial, o que possibilita maior chance de tratamento eficaz.
A ação, alinhada à demanda regional, reforça o papel da Universidade na promoção da saúde e na formação prática dos futuros médicos, além de beneficiar diretamente a população com acesso à informação e cuidado especializado. O estudante do 1º semestre de Medicina UNITAU campus Caraguá, André Victor Pontes, participará, pela primeira vez, da atividade.
“A minha expectativa é ter uma experiência prática completa, fora do ambiente acadêmico da universidade, tendo contato direto com a comunidade, especialmente numa cidade como Cunha. Vou atuar na triagem, no atendimento dos pacientes. Isso irá contribuir muito para minha formação. Vou melhorar minhas habilidades clínicas, de empatia, comunicação e raciocínio médico”, comenta animado.
O experiente universitário do 6º semestre de Medicina campus Taubaté, Júlio Silva, conta com anos de vivência na Liga de Urologia. Mas, destaca que o olhar atencioso e o contato com a população são imprescindíveis para a educação médica.
“Já fui em algumas campanhas e todos os anos acabo voltando a ir. Porque é uma atividade que ajuda muito na formação. Todos os anos é possível experienciar novas histórias, novos momentos e a conseguimos entender o que é estar junto do paciente em momentos delicados”.
A expectativa é que cerca 100 atendimentos sejam concluídos em Cunha com a supervisão do Prof. Dr. Maciel. A secretária municipal de Saúde do município, Márcia de Freitas, relata a importância da ação e enfatiza que com essa campanha há o fortalecimento da prevenção ao câncer de próstata.
“Com ações educativas, atendimentos e esclarecimentos à população, a Liga contribui para quebrar tabus, incentivar o autocuidado e salvar vidas por meio da detecção precoce, fator essencial para o sucesso do tratamento. Recebê-los é garantir que mais homens tenham acesso à prevenção e ao cuidado integral com sua saúde”, finaliza.
A participação dos alunos em atividades como essa faz parte do compromisso da UNITAU com a formação humanizada e cidadã, unindo ensino, pesquisa e extensão a serviço da sociedade.
+ Leia mais notícias da RMVale
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.