Uma recente aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu um novo campo de atuação para os cirurgiões-dentistas no Brasil. O medicamento Mounjaro (tirzepatida), inicialmente conhecido pelo uso contra diabetes e obesidade, teve seu uso autorizado para o tratamento da apneia obstrutiva do sono em pacientes obesos.
Como a Odontologia atua diretamente no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, os cirurgiões-dentistas agora podem prescrever a tirzepatida.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Prescrição e Responsabilidade Multidisciplinar
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforçou que, embora a prescrição seja legal, ela exige grande responsabilidade profissional. O CFO destaca que a atuação deve ser feita, idealmente, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, reforçando o papel do dentista na saúde integrativa e no tratamento de distúrbios do sono que afetam pacientes obesos.
Essa medida alinha a Odontologia à abordagem de saúde que vê a boca como parte integrante de um sistema complexo, especialmente no tratamento de condições respiratórias e metabólicas.
Ginasta MyKayla Skinner critica atletas trans nas Olimpíadas
Medalhista MyKayla Skinner defendeu a proibição de atletas transgêneros nos esportes femininos
Corrida da Virada Joseense 2025 impulsiona turismo em SJC com novos pacotes
A 14ª edição do evento será realizada em 31 de dezembro, com percursos de 5 e 15 km, e lança pacotes inéditos de Réveillon para atletas de forav
Ancelotti avalia treino e admite interesse em seguir na Seleção Brasileira até 2026
Técnico pode promover a entrada de Wesley e o deslocamento de Éder Militão para a zaga no amistoso contra a Tunísia, em Lille, nesta terça-feira
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.