Saúde

Dentistas podem receitar Mounjaro

Após aprovação da Anvisa mas o CFO exige abordagem multidisciplinar

Escrito por Meon

17 NOV 2025 - 20H30

Andrea Piacquadio/Pexels

Uma recente aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu um novo campo de atuação para os cirurgiões-dentistas no Brasil. O medicamento Mounjaro (tirzepatida), inicialmente conhecido pelo uso contra diabetes e obesidade, teve seu uso autorizado para o tratamento da apneia obstrutiva do sono em pacientes obesos.

Como a Odontologia atua diretamente no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, os cirurgiões-dentistas agora podem prescrever a tirzepatida.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Prescrição e Responsabilidade Multidisciplinar

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforçou que, embora a prescrição seja legal, ela exige grande responsabilidade profissional. O CFO destaca que a atuação deve ser feita, idealmente, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, reforçando o papel do dentista na saúde integrativa e no tratamento de distúrbios do sono que afetam pacientes obesos.

Essa medida alinha a Odontologia à abordagem de saúde que vê a boca como parte integrante de um sistema complexo, especialmente no tratamento de condições respiratórias e metabólicas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.