A Prefeitura de São José dos Campos abriu um novo credenciamento para ampliar a oferta de mamografia no município. A medida vai reforçar o atendimento às mulheres e reduzir o tempo de espera, com aumento de 54% na capacidade mensal.
Com o novo credenciamento, o número de vagas passará de 1.300 para 2.014 por mês, o que representa 24.168 por ano. O objetivo é agilizar o acesso, garantindo diagnósticos mais rápidos e o início precoce do tratamento, quando necessário.
Os exames serão realizados nos estabelecimentos das empresas habilitadas, após assinatura de contrato com a Prefeitura. As pacientes continuarão sendo encaminhadas pela Secretaria de Saúde, garantindo acesso qualificado ao serviço conforme os protocolos da rede municipal.
O credenciamento é aberto a pessoas jurídicas, que deverão encaminhar o requerimento e a documentação necessária em formato .pdf, exclusivamente por via eletrônica, para o e-mail: cplc.saude@sjc.sp.gov.br.
O recebimento dos documentos teve início nesta segunda-feira (13) às 9h. O edital completo e anexos estão disponíveis na página de licitações da Prefeitura de São José dos Campos.
Outubro Rosa
A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além dos serviços contínuos voltados à saúde da mulher, a cidade preparou uma série de ações para fortalecer a campanha junto à população e aos colaboradores da rede municipal de saúde.
O destaque será a chegada das Carretas de Mamografia e Empreendedorismo do movimento SP Por Todas, da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, que ficarão no Centro da Juventude a partir do dia 27, oferecendo 550 exames gratuitos para a população, além de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sebrae e Senac, voltados para a promoção da autonomia financeira.
Outro impacto será a carreta do programa “Marque Esse Gol”, que atenderá no Estádio Martins Pereira, no dia 16. A iniciativa é do São José Esporte Clube, em parceria com a Federação Paulista de Futebol e a Fundação Laço Rosa.
Prevenção
O atendimento preventivo é feito em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve da cidade, sendo que a paciente nem precisa passar em consulta médica. As enfermeiras do acolhimento são capacitadas para dar orientações, fazer o exame de palpação de mamas e a coleta de preventivo de colo uterino. Elas podem solicitar a mamografia para todas as mulheres, conforme faixa etária e critérios clínicos.
Apenas em 2025, já foram realizadas 25.364 mamografias entre janeiro e setembro. No ano passado inteiro, foram 35.998.
Através do núcleo Previna (Programa de Prevenção ao Câncer), é realizado um trabalho perene, todos os dias, de acompanhamento de pacientes com câncer. Tudo isto facilita e dá rapidez ao tratamento, promovendo a detecção precoce de nódulos. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.
RMVale: Programa Trampolim SP oferece 4 vagas de emprego e 60 em cursos
Veja como se inscrever às vagas de emprego e cursos
PF apreende jet skis, carros de luxo e outros bens de Buzeira em condomínio em Igaratá
Influenciador foi preso em Operação Narco Bet
São Sebastião abre consulta pública sobre cobrança de Taxa Ambiental
Medida foi aprovada pela Câmara em setembro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.