Saúde

SJC: UPA Campo dos Alemães conquista certificação ONA nível 2

Acreditação destaca qualidade do atendimento à população

Escrito por Meon

15 AGO 2025 - 18H30

Claudio Vieira/PMSJC

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Campo dos Alemães conquistou a certificação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade das unidades de saúde no Brasil.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

A unidade, certificada no nível 1 em janeiro de 2023, passou por avaliação para mudança de nível em julho deste ano. Os resultados confirmaram o avanço na maturidade organizacional, segurança dos pacientes e assistência prestada.

Para alcançar esse reconhecimento, a UPA investiu em um plano estruturado de aprimoramento. O processo envolveu a implementação de ações intensivas, como reuniões estratégicas, treinamentos destinados às equipes e encontros semanais de acompanhamento de indicadores.

Cada ação planejada contribuiu para melhoria dos serviços oferecidos. Um dos exemplos é a reestruturação das rotinas da farmácia clínica e a revisão dos protocolos assistenciais, que reduziram riscos operacionais e aumentaram a confiabilidade das práticas, refletindo em benefícios diretos no atendimento aos usuários.

Outros destaques da avaliação são a administração financeira com uso eficiente dos recursos, organização clínica e monitoramento rigoroso de protocolos assistenciais, assegurando padronização no tratamento.

A unidade funciona, ininterruptamente, 24h e atende uma média de 500 pacientes por dia entre adultos e crianças. As UPAs têm como objetivo fornecer auxílio intermediário entre as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e os hospitais. Além dos atendimentos de urgência e emergência, o espaço oferece exames como raio-X, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas.

A UPA Campo dos Alemães é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciada pelo CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”), que também administra outras cinco unidades de saúde do município: UBS Santana, UBS Alto da Ponte, UBS Telespark, UBS Altos de Santana e UPA Alto da Ponte.

A classificação da ONA é dividida em três níveis e avalia a maturidade da gestão dos serviços de saúde. Em 2025, o Hospital de Clínicas Sul recebeu o nível 1 e o Hospital Municipal alcançou o nível 3, representando o mais alto padrão de excelência nos serviços de saúde, junto com cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) — Novo Horizonte, Eugênio de Melo, Vista Verde, Vila Tesouro e Vila Industrial —, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Alto Vale do Paraíba e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.