Por Conteúdo Estadão Em Mundo

EUA esperam que outros países paguem fatia justa por sua segurança, diz Trump

Em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 25, que o país espera que outras nações "paguem uma fatia justa por sua segurança".

O republicano afirmou que não vai pedir desculpas por proteger os cidadãos americanos e defendeu que nenhum país o faça, além de reforçar que o exército americano está mais forte.

No último mês, Trump sancionou uma lei que autoriza gastos de US$ 716 bilhões com defesa para dar suporte às forças armadas do país e combater agressões.

Venezuela

O presidente norte-americano pediu que todas as nações se unam aos americanos pela "restauração da democracia" na Venezuela e anunciou que os Estados Unidos vão impor sanções adicionais ao regime de Nicolás Maduro. "Em todo os lugares em que o socialismo foi tentado, produziu pobreza", criticou.

Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump também disse que a imigração ilegal "abastece o crime, a violência e a pobreza" e que "nações soberanas e independentes" garantem a sobrevivência da liberdade.

Irã

Trump disse em seu discurso que os Estados Unidos lançaram uma campanha de pressão econômica para combater a "agenda sangrenta" do regime iraniano. Ele também reforçou que novas sanções ao país persa serão impostas em novembro.

"Pedimos a todas as nações que nos ajudem a isolar o regime iraniano", afirmou o americano, justificando que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, "semeia o caos, a morte e a destruição".

Opep

O republicano também voltou a criticar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) pelos "preços horríveis". "Eu não gosto disso. Queremos que eles parem de aumentar os preços", afirmou. No domingo, o cartel anunciou em uma coletiva de imprensa sua decisão de não aumentar a produção da commodity.

Síria

Trump também afirmou que os EUA "vão responder" caso o regime do sírio Bashar al-Assad use armas químicas no país. "Estamos trabalhando para que nações do Oriente Médio tenham paz e prosperidade", disse, e ressaltou a união com os aliados americanos no combate ao terrorismo.

China

O presidente norte-americano voltou a criticar a China em seu discurso. "As distorções do mercado chinês e o modo como lidam com isso não são aceitáveis", afirmou. "Há países aceitos pela OMC Organização Mundial do Comércio que violam cada princípio em que ela é baseada", disse.

O republicano voltou a criticar os planos de transferência tecnológica chineses e violações à propriedade intelectual, que segundo ele infringem acordos de livre-comércio.

O presidente americano reforçou ainda que os Estados Unidos não vão aceitar que outras nações "tirem vantagem" de seu país e disse que "algumas manipulam suas moedas" com esse objetivo. Trump já havia acusado a China e a Europa de manipulação cambial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.