19/04/2024

Dia Mundial da Medicina Veterinária – exteriorizando sobre a profissão


Por trás de cada olhar que não fala, existe um ser humano que interpreta, que acolhe, que é mais que um profissional.

Diante de tantas finalidades que temos, há outras que não são exteriorizadas e que ficam nos bastidores.

Nós ficamos na visão de todos, somos julgados o tempo todo, mordidos, arranhados, mas, a verdade, é que existe um ser humano que está ali dedicando toda sua vida, sua sabedoria, cuidado, tentando amenizar o sofrimento de um animalzinho que é o amor da vida de alguém. Carregamos grandes responsabilidades e nos preocupamos além do pet, mas também com seu tutor.

Diante dos nossos olhos enxergamos o além e conseguimos ver um bichinho indefeso que não sabe pedir ajuda, mas que precisa de atendimento. Imaginem que nossos corações são sempre deles e se pudéssemos atenderíamos todos sem cobrar por isso. Mas acontece que também somos profissionais, dependemos da nossa profissão, temos um lar pra voltar, um pet para amar e dar de comer, e temos nossas responsabilidades particulares. Seria justo atender e não ter respeito e reconhecimento com o profissional que aliviou os sintomas e as dores de seu animalzinho?

Esse questionamento é algo que aflige os nossos corações: profissionais da área clínica de pequenos animais. Porém, mais do que isso, somos profissionais da área da saúde, temos que ter ética e seguimos um Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Somos profissionais e estamos presentes em diversas áreas, sendo que algumas, muitas pessoas nem sabem que existe, mas exercermos com todo zelo. Como exemplo temos a área de saúde única, que aborda a saúde ambiental, na qual se faz necessário um profissional para educar e orientar a população sobre a preservação ambiental e suas normativas. Temos também a saúde animal, por meio da qual garantimos o bem estar animal e dos animais de produção como bovinos, aves, ovinos e suínos. Além de garantir qualidade de vida aos animais, como cães e gatos e animais selvagens e silvestres.

E zelamos, principalmente, pela saúde humana, trabalhando na indústria de alimentos de origem animal que é comercializado nos supermercados. Trabalhamos para oferecer produtos de qualidade e com segurança na mesa do consumidor. Essa tríade faz parte do que somos.p>. Também fazemos parte do NASF- Núcleo de apoio à saúde da família e do SUS- Sistema Único de Saúde. Nós estamos sempre em constante atualização nos tratamentos para atender sempre da melhor forma a todos e, com isso investimos na tecnologia e avançamos na medicina veterinária.

Tentamos dedicar esforços para que vivamos numa sociedade que nos reconheça seriamente. Estamos sempre tentando identificar, diagnosticar, criar novos protocolos, novas pesquisas como novas vacinas e medicamentos, além de tratamentos e novos equipamentos. Hoje temos diversas áreas e especialidades que já utilizam métodos de última geração. Isto vale por exemplo, na área de medicina integrativa como na área de ortopedia na qual já estamos trabalhando com as novas próteses em 3D.

Nosso maior compromisso é com os animais e com os seres humanos e sejamos honestos, a nossa profissão é sensacional! Temos um orgulho infinito de nos dedicarmos a tantas áreas e de tantos modos, de sentir com o coração a todos que nos procuram!

Neste dia quero parabenizar a todos os colegas de profissão por serem excepcionais e trabalharem tantas vezes dia e noite para cumprirmos com nosso juramento, e acima de tudo amar a nossa profissão!

Feliz Dia Mundial do Médico Veterinário. Com carinho Dra Dani Santucci. tutor dele ❤🐾

Me acompanhe para ter mais dicas pet!

Daniella Santucci -

Meu Mundo Pet

Entre em contato comigo! Instagram: @dradanisantucci


Dra. Daniella Santucci - CRMV 53399/SP

Bacharel em Direito, Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) e apaixonada por pets. Trabalha com clínica geral de pequenos animais e medicina veterinária integrativa. Especializada pelo Instituto Bioethicus na área de medicina veterinária integrativa, nos cursos de laserterapia veterinária, eletroacupuntura, reabilitação integrativa em pets, termografia aplicada. Habilitada pelo Dr. Msc.Esp Jean Joaquin no curso de ozonioterapia Eccovet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Meu Mundo Pet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.