Por Meon Em Minha São José Atualizada em 03 ABR 2020 - 11H56

Fuja de fake news: compartilhe a verdade sobre o coronavírus

Notícias falsas compartilhadas pelas redes sociais podem prejudicar a batalha contra o novo coronavírus. Para se informar, fique atento ao site da Prefeitura de São José

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou um combate à disseminação de notícias falsas e já refutou dezenas de mentiras que circulam na internet. Textos, imagens e vídeos espalham mentiras e equívocos sobre o vírus.

Essas atitudes, que só servem para atrapalhar o enfrentamento desta pandemia, requer a participação responsável de toda a população.

Allan White/ Fotos Públicas
Allan White/ Fotos Públicas
Fuja de fake news


“As pessoas têm confiado cada vez mais em discursos e informações que não são baseadas em evidências nem na ciência, mas na experiência de pessoas que disseram que isso aconteceu”, afirmou o especialista em fake News sobre saúde, o pesquisador Igor Sacramento, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz.

“É muito preocupante quando as pessoas acreditam mais em um testemunho no YouTube do que em um especialista que pesquisou um assunto por anos”, completou.

Igor Sacramento lamenta que, além de confundir a população sobre a prevenção, a desinformação sobre o coronavírus também tenha espalhado preconceitos.

“O que a gente vê no processo de construção social de uma doença é o quanto ela revela traços de uma sociedade e de mudanças sociais profundas. No caso do coronavírus, revela o contexto que a gente vive de enorme desinformação”, concluiu o pesquisador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Minha São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.