Por Meon Em RMVale

Após baixa, maré volta a subir no Litoral Norte nesta terça-feira

Ventos fortes causaram fenômeno chamado de 'recuo do mar'

Balsa Dersa travessia Sebastião Ilhabela (foto: Tribuna do Povo)

Balsa ficou parada por causa da maré baixa no fim de semana

Tribuna do Povo

A maré voltou a subir nesta terça-feira (15) no Litoral Norte. No fim de semana, a balsa chegou a parar por uma hora por causa do fenômeno chamado ‘recuo do mar’. De acordo com a oceanógrafa do Cptec/Inpe, Rosio Camayo, isso aconteceu por causa de ventos na corrente marítima.

Leia MaisChuva volta a RMVale e temperaturas devem diminuir nesta terça

“Os ventos sopram com intensidade para costa, diminuindo o volume de água nessas regiões. Outro fator foi a maré astronômica, que consiste na pressão entre o sol e a lua, que interfere diretamente no mar e baixa ainda mais o nível na costa”, explicou.

De acordo com a oceanógrafa, a maré deverá permanecer normalizada pelo menos nos próximos cinco dias.

As ondas devem atingir até 2,9m em Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela nesta terça-feira. Em Ubatuba, a água pode chegar até 3,1m.

A balsa opera com 45 minutos de tempo de espera em São Sebastião e uma hora em Ilhabela, de acordo com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). 

Previsão 

Nesta terça, o litoral terá dia nublado com possibilidade de pancadas de chuva à tarde, enquanto a previsão para Ubatuba é de chuva durante todo o dia. As temperaturas máximas não passam dos 25ºC.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.