Por Meon Em RMVale

Após denúncia, Prefeitura de Pinda apreende cosméticos vencidos

Fiscalização da Vigilância Sanitária aconteceu no bairro Araretama

escova_progressiva_foto_ilustrativa_34

Mulher de 48 anos morreu após fazer escova progressiva em Pinda

Divulgação

ERRAMOS:  Diferente do texto publicado às 21h23, a apreensão dos cosméticos irregulares pela Vigilância Sanitária de Pindamonhangaba foi no dia 19 de fevereiro e não no dia 19 de março.

 A Vigilância Sanitária de Pindamonhangaba apreendeu produtos vencidos, como maquiagens, tintura para cabelo e itens de higiene pessoal. A apreensão aconteceu em um estabelecimento comercial no bairro Araretama, no dia 19 de fevereiro, após uma denúncia anônima.

A assessoria de imprensa da prefeitura não informou o número de produtos apreendidos, mas, de acordo com a administração, teriam sido 'centenas'. 

A apreensão aconteceu um mês antes da morte de Márcia Gomes Alves Fernandes, de 48 anos, vítima de intoxicação causada por produto químico usado em uma escova progressiva. A mullher foi internada no Pronto-Socorro Municipal com problemas respiratórios no dia 14 de março, e morreu na tarde do dia seguinte. 

De acordo com laudo do PS, a mulher sofreu insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e asma decorrentes de uma intoxicação exógena (causada por fatores externos), em virtude de contato com produto químico. 

Leia MaisPrefeitura de Jacareí devolve valor cobrado pela multa de atraso do IPTU PAT's de São José, Jacareí e Taubaté oferecem novas vagas de empregoVereador Fernando Petiti envia carta a diretório solicitando saída do PSDB

Uma semana após a morte de Márcia, continua sendo um mistério o local onde ela fez ou comprou o produto para fazer a escova progressiva. A Vigilância Sanitária do município informou que fica impossibilitada de agir neste caso sem saber onde a dona de casa aplicou o produto químico no cabelo. 

Segundo Sônia Maria Barbosa, cunhada da vítima, a família não sabe se Márcia fez o alisamento no salão ou em casa. 

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) alerta que todos os alisantes, inclusive os importados, devem obrigatoriamente ser registrados na agência, pois podem possuir substâncias proibidas, de uso restrito e em condições e concentrações inadequadas, que podem ser nocivas.  Por isso, antes de utilizar qualquer produto cosmético, a pessoa deve verificar na embalagem a data de validade e se o mesmo possui o registro na Anvisa.

 

Riscos à saúde

Consultada pelo Meon, a médica Íris Florio, proprietária da Clínica Dra Íris Flório e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Clínica Cirúrgica, elencou riscos que produtos químicos usados em cosméticos podem causar à saúde.  

Quais cuidados e riscos gerados pelo uso de produtos químicos em tratamento ou alisamento de cabelos? 
Primeiramente deve ser feito em um local de confiança. Devemos cuidar da aparência sim, mas nunca com excessos! No caso de tintura feita com maior frequência vai com certeza danificar os fios de cabelo podendo causar queda. Ainda podem surgir processos alérgicos, nesse caso procure sempre um médico.

No caso de escova progressiva, todo cuidado é pouco. Todas inclusive o " botox" danificam os fios por causa do formol. As complicações mais frequentes são processos alérgicos locais, queimaduras e queda de cabelos com muita frequência. O pior deles são processos alérgicos graves como insuficiência respiratória e choque anafilático. Se isso ocorrer, o paciente deve ser levado imediatamente ao pronto socorro!

Com relação ao formol, especificamente, quais seriam esses riscos? 
A principal consequência é a intoxicação química. O sintoma é falta de ar, dificuldade para respirar. O formol tem capacidade de provocar broncoespasmos, ou seja, ele bloqueia a passagem do ar pelos brônquios até o pulmão e pode sim levar a óbito por não conseguir respirar.

Há pessoas que, por histórico médico (alergias, casos de intoxicação na família etc), têm maior predisposição a este tipo de intoxicação por cosméticos?
Sim. Pessoas com histórico de alergias estão mais vulneráveis à intoxicação por produtos químicos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.