Por Meon Em RMVale

Após pressão, Prefeitura de São José para corte de árvores na Astronautas

Comam cobra justificativa para corte de 136 árvores

Placa em ato contra o corte de árvores na Avenida dos Astronautas, em São José

Ato contra corte de árvores na Avenida dos Astronautas, em São José

Reprodução

Após pedido do Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente), a Prefeitura de São José dos Campos suspendeu o corte de 136 árvores na Avenida dos Astronautas para construção da ciclovia DCTA-Embraer. Ao menos 66 árvores foram derrubadas entre segunda (12) e quarta-feira (14), gerando reclamação de moradores e ambientalistas.

Em reunião tensa na tarde desta quinta-feira (15), com muita discussão e pressão dos conselheiros que representam a sociedade, o Comam aprovou por 8 votos a 6 o encaminhamento do pedido de suspensão da obra à prefeitura. 

Para a advogada Fernanda Fowler, representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Comam, a prefeitura tem que paralisar os cortes e encaminhar a documentação da obra para que o colegiado possa avaliar, com ajuda de especialistas, se há alternativas para a supressão.

“O projeto da ciclovia não foi submetido para avaliação do Comam, não foram apresentadas justificativas para supressão das árvores, e não houve publicidade da obra [placa com prazo para execução e número do processo]”, afirmou.  Segundo ela, essas supostas irregularidades já justificariam o embargo.

O presidente do Comam de São José, Lincoln Delgado, disse que encaminhou o ofício ao secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, e de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara. Segundo ele, o projeto da ciclovia prevê a supressão de 136 árvores --a prefeitura não confirma o número.

 “Eles [secretários] acataram o pedido do Conselho e disseram que vão paralisar os cortes até a apresentação da justificativa”, disse Delgado.

Leia MaisSuspeito relata como foi a tortura e morte de adolescente em São JoséPrefeito de Lorena é alvo de nove ações do MP por supostas irregularidades em contratosAção do MP pede que empresas de ônibus garantam gratuidade a idosos de Caraguá em viagens interestaduais

Protesto
Na manhã desta quinta-feira, um grupo de ambientalistas e moradores de bairros próximos à Avenida dos Astronautas fizeram um ato contra a derrubada das árvores. Outro ato está programado para esta sexta-feira (15). 

“Vamos abraçar as árvores e não deixaremos que cortem”, disse a ativista ambiental Andréa Luswarghi, uma das líderes do Somos Bosque Betânia, que acompanhou a reunião do Comam.

A vereadora Amélia Naomi (PT) apresentou duas representações contra a supressão , uma no Ministério Público Estadual e outra no MInistério Público Federal. Até o final da tarde desta quinta-feira (15), os órgãos não tinham se manifestado.

Outro Lado
Procurada pelo Meon, a Secretaria de Mobilidade Urbana confirmou que os cortes foram suspensos, mas não informou qual o número de supressões previsto no projeto da ciclovia. Veja abaixo a íntegra da nota enviada pela pasta:

“A supressão de árvores que integra o projeto da ciclovia da Av. dos Astronautas não estava na pauta da reunião do COMAM, ainda assim, foi sugerido no encontro a realização de uma reunião extraordinária para tratar do assunto, o que foi negado, seguido de uma votação que aprovou um ofício solicitando a suspensão das supressões até que o grupo receba mais esclarecimentos sobre o caso. Mesmo o Comam sendo um grupo consultivo, ou seja, que não delibera, a Prefeitura suspendeu a supressão e irá enviar nesta sexta-feira (16), todos os documentos que permitem a atividade. 

A supressão das árvores possui os laudos técnicos de autorização e foi prevista para gerar o menor impacto possível no traçado, visando manter o maior número de árvores. Para cada supressão haverá a compensação ambiental de 15 a 25 mudas de 3 metros de altura que serão plantadas na região da ciclovia. Os plantios, inclusive, serão iniciados na próxima semana.”

Prefeitura de São José corta árvores na avenida dos Astronautas para fazer obra de ciclovia  - Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13

Máquina corta talude perto do muro do Inpe, na avenida dos Astronautas, em São José; 66 árvores já foram cortadas

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.