Por Lucas Ananias Em RMVale

Baleia-de-bryde é flagrada em Ilhabela

Espécie pode pesar até 20 toneladas

baleia_de_bryde_instituro_argonauta

Espécie foi flagrada por pesquisadores de instituto marítimo

Divulgação/Instituto Argonauta

Uma baleia foi avistada na praia do Poço, na costa de Ilhabela, na última terça-feira (8). A espécie de baleia era do tipo baleia-de-bryde, de nome cientifico Balaenoptera brydei. O animal foi identificado pelo instituto Argonauta e diz que essa já é a 17ª aparição da espécie no Litoral Norte desde agosto de 2015.

Segundo o Instituto, esta é a segunda espécie de Cetáceos mais avistada pelos técnicos da instituição, perdendo apenas para a Jubarte, que conta com 28 registros no Litoral Norte. Normalmente as baleias-de-bryde aparecem durante todo ano.

De acordo com pesquisadores, a identidade e a distribuição populacional desta espécie é totalmente indefinida, estando distribuída ao redor do globo nos oceanos Pacífico, Índico e no Atlântico. Estes animais podem medir até 14 metros de comprimento e aparecem na costas de mais de 150 países.

“São pouquíssimos dados disponíveis na literatura sobre as baleias-de-bryde, o que torna o encontro com este animal ainda mais especial”, afirmou Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta.

A Baleia-de-bryde pertence ao grupo de baleias que possuem barbatanas , assim com as baleias azuis, as minkes e outras.
Indivíduos adultos da espécie podem chegar até 20 toneladas e sua dieta inclui peixes como anchovas, arenques e sardinhas, além de pequenos animais como o krill (abundante na Antártida e menu predileto de muitos animais desse filo).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lucas Ananias, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.