Por Meon Em RMVale

Casos de Dengue têm queda de mais de 70% nas cidades da RMVale

Implementação da vacina pode poupar R$ 4,7 mi de gastos públicos, diz pesquisa no Dia Internacional de Combate à Dengue

dengue_pmc

Equipes de fiscalização e prevenção seguem no trabalho de conscientização

Divulgação/PMC

O Dia Internacional de Combate à Dengue é celebrado neste sábado, 26 de agosto, com o objetivo de relembrar a necessidade de prevenir a procriação do mosquito Aedes Egypt. A conscientização já apresenta um reflexo positivo na região, com a redução no número de casos nas principais cidades neste ano.

Nos últimos anos, Taubaté, Caraguatatuba e outros municípios entraram em estado de alerta após o número alto de infectados, o que levou aos órgãos públicos intensificarem ações de fiscalização, conscientização e outras atividades próximas da população.

Neste ano já é possível ver o resultado, como em São José do Campos que teve uma queda de 77% dos casos de Dengue na cidade. Entre janeiro e agosto deste ano foram registrado 363 casos, enquanto no mesmo período de 2016 haviam 1574 pessoas com o vírus.

Em Taubaté, durante todo o ano anterior houve 3305 casos e três mortes, até do dia 25 de agosto de 2017, apenas 57 pessoas tiveram a confirmação da infecção e sem casos de morte.

No Litoral Norte, Caraguatatuba somou 12 casos de dengue até o mês de agosto, no mesmo período do ano passado, a cidade havia 65 pacientes com Dengue e 68 por todo o ano.

Gastos públicos

A cada ano, as prefeituras investem em prevenção e em tratamento com pacientes, mas segundo um estudo recente do Jbes (Jornal Brasileiro de Economia da Saúde), o Ministério da Saúde pode poupar R$4,7 bilhões por ano em gastos da doença, caso a vacina seja implementada para imunização no SUS (Sistema Único de Saúde).

O estudo ainda aponta que, ao longo de dez anos, estima-se que ocorrerão 18,7 milhões de novos casos sintomáticos de dengue no Brasil. Desses casos a vacina poderia gerar uma redução de 49% à 80% no número de pessoas infectadas.

“Avaliar a custo-efetividade requer uma visão em longo prazo. As estimativas analisam os efeitos da vacinação na saúde pública com o passar do tempo, por isso foi necessário fazer as projeções ao longo de dez anos”, explica Dr. Denizar Vianna, um dos autores do estudo, que é coordenador de centro de pesquisa do ProVac Network (Grupo de Estudos de Efetividade Clínica e Análise Econômica da OPAS – Organização Pan Americana de Saúde).

Ações na Região

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos já capacitou mais 2 mil profissionais para atendimento especifico as arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), realizou 13 arrastões recolhendo 12 toneladas de materiais inservíveis em mais de 40 mil imóveis. Além disso, fizeram 3 ADLs (Avaliação de Densidade Larvária).

A pasta em Taubaté também desenvolve ações de monitoramento, fiscalização e prevenção com apoio dos agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) em parceria com agentes comunitários de saúde do ESF (Estratégia de Saúde da Família), Vigilância Sanitária, Exército e demais entidades da sociedade organizada. Campanhas educativas em caráter permanente são realizadas nas escolas da rede municipal como forma de manter em destaque o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

As secretarias dos demais municípios também seguem realizando diferentes atividades em busca de zerar o registro de casos de Dengue na região e no país. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.