Por Meon Em RMVale

Esfera Escola Internacional promove 4ª edição do 'Esfera U.N.' em São José

O evento teve como tema as mudanças climáticas

Selo Branded Brand Marca Portal Meon

Nesta quinta-feira (12), a Esfera Escola Internacional, de São José dos Campos, promoveu a quarta edição do Esfera U.N., e reuniu cerca de 50 alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. O objetivo do programa é proporcionar uma experiência de diplomacia para os alunos, simulando um grupo de trabalho da ONU sobre as mudanças climáticas.

“Nós pensamos em preparar os alunos para ter a experiência com o mundo diplomático. Nesse ano inovamos trazendo os alunos do sétimo para o segundo dia e eles participaram muito bem representando os países, [o projeto] foi bem aceito por eles. Aqui na escola nós temos a ideia de agência: o aluno sai da noção teórica e passa a ser agente do que ele toma posse, o conhecimento tem que gerar nele uma ação”, conta o professor de estudos sociais, Robson Costa.

A coordenadora MYP-IB (Middle Years Program) do ensino fundamental 2, Sandra Araújo, conta que neste projeto, os alunos desenvolvem as habilidades de gerenciamento e pensamento crítico, habilidades sociais e de comunicação, e resiliência.

Herique Zanini, de 14 anos, é aluno do nono ano, participa do Esfera U.N. desde o sétimo ano e afirma que gostou de poder representar e aprender sobre outro país, e que o projeto proporciona a comunicação entre os alunos de diferentes turmas da escola.

A estudante Maria Sol, de 14 anos, começou a fazer parte do projeto em 2018 e conta que fez novos amigos. “Eu apreendi que é importante cuidar do meio ambiente e se você não fizer a sua parte, isso pode afetar o mundo inteiro”, conclui.

Os alunos foram divididos entre oito países pré-selecionados, identificaram a posição diplomática dos países, selecionaram e debateram estratégias. As cinco práticas mais votadas vão compor o relatório final que será enviado à Unesco. Em parceria com a Prefeitura de São José, os alunos vão ainda plantar árvores pela cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.