Por Meon Em RMVale

'Escola sustentável' mobiliza 400 alunos em distrito de Jacareí

Crianças ajudam a produzir do adubo até a captação de água da chuva

ao_todo_400_alunos_participam_do_projeto

Ao todo, 400 alunos participam do projeto na escola do distrito de São Silvestre

Divulgação

A escola José Eboli de Lima, no distrito de São Silvestre, em Jacareí, tem se tornado uma espécie de "estação de sustentabilidade". A ação tem o objetivo de conscientizar, ao total, 400 crianças e jovens sobre práticas que influenciam diretamente na qualidade de vida.

Na escola, cada série tem uma função específica. Os alunos do primeiro ano são responsáveis pela criação de um pomar, os do segundo atuarão na captação de água da chuva para o abastecimento de cisternas. Já os dos anos finais, vão trabalhar com compostagem de resíduos orgânicos e pela horta.

“Tem todo um processo pedagógico, onde as crianças vão atuar como multiplicadores de conhecimento na comunidade. Elas recebem orientação e depois colocam isso em prática”, disse Adriano Martins, consultor de sustentabilidade da Fibria, empresa responsável pela implantação do projeto.

Os alunos produzem diariamente 45 litros de resíduos que iriam para os aterros e que serão transformados em adubo em uma futura horta da escola.

Nesta terça-feira (8), os pequenos vão finalizar a implantação de três cisternas para a captação de água da chuva. Ao todo, comportarão 2 mil litros de água.

Novas escolas podem receber o projeto em breve. A diretora da José Eboli de Lima, Ana Cristina Monteiro, destaca a importância da iniciativa.

“Este é um assunto atual e que precisa ser trabalhado. São práticas simples que auxiliam o nosso dia a dia e preservam o meio ambiente. Acredito que teremos um ótimo rendimento com os alunos e excelente disseminação do conteúdo”, comenta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.