Por João Pedro Teles Em RMVale

Evento sobre ciência traz engenheiro da NASA e atrações para São José

Science Day reuniu 2 mil alunos da rede pública no Cefe

Cerca de 2 mil crianças da rede pública de educação de São José dos Campos participam, nesta sexta-feira (16), do Science Days Brazil, que segue até sábado (17) no CEFE (Centro de Formação do Educador).

Organizado pelo Instituto Alpha Lumen, o evento é inspirado no Florida Space Day, que acontece há 15 anos nos Estados Unidos. O evento acontece em parceria com diferentes instituições nacionais e internacionais, como o ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) e a NASA.

Nesta sexta-feira, foi a vez dos alunos da rede pública de São José participarem do evento, que mais parece uma grande feira de ciências, com direito a planetário móvel, simulador, exposição de foguetes, drones, entre outras atrações expostas em estandes no pavilhão do Cefe.

Para Jefferson Michaelis, idealizador do evento original, na Flórida, o objetivo é fomentar a curiosidade das crianças para que, mais tarde, podem fazer parte do programa espacial.

É sensacional estar no Brasil para promover ciência. A juventude daqui tem um coração gentil e cheio de vontade de aprender

George Gabrielle Engenheiro da NASA

“Acredito que, em dez anos, o Brasil terá, em parceria com os Estados Unidos, aberto mais de 150 mil vagas no setor espacial. O que fazemos aqui é fomentar os talentos do futuro”, explica.

Com tantas atrações dividindo a atenção da garotada, entre brinquedos infláveis e experimentos de diferentes finalidades, o engenheiro George Francis Gabrielle, diretor e engenheiro da NASA é o preferido dos jovens participantes.

Esta é a sexta vez do simpático engenheiro no Brasil. De acordo com ele, as crianças do país possuem curiosidade e esperteza que se destacam entre outros jovens que o norte-americano conheceu ao redor do globo. Entretanto, ele lamenta o fato do país não investir o suficiente em ciência e tecnologia.

“É sensacional estar no Brasil para promover a ciência. A juventude daqui tem um coração gentil e cheio de vontade de aprender. É uma pena que não haja a melhor estrutura para esses pequenos que já começaram a se interessar pelos conceitos de física e astronomia. Mas é importante não desistir e continuar investindo em ações como esta”, afirma.

O engenheiro é responsável por questões estruturais para que os foguetes da NASA possam ser lançados com segurança. Pontes, elevadores, entre outras estruturas, são projetados por ele.

“Na infância e adolescência eu nem queria saber de ciência. Gostava mesmo era de praia e esportes. Minha ligação com a área aconteceu porque eu sempre gostei de corrida de carros. Daí me interessei pela mecânica e uma coisa levou à outra”, afirma.

Inspiração

De acordo com o coordenador do evento e do Alpha Lumen, Yuri Duarte, o encontro serve como inspiração para crianças e jovens. A ideia é que os alunos tanto do instituto quanto da rede pública se inspirem com os exemplos trazidos pelos participantes.

“Principalmente para a rede pública, a gente quer proporcionar uma oportunidade de experiência nesta área. Eles acabam levando para as escolas e disseminando a curiosidade e o conhecimento”, diz.

O evento é gratuito e o Cefe fica na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.