Por Meon Em RMVale

1ª fase da Linha Verde de São José deve começar este ano; veja qual será o trecho e as estações previstas

Governo Felicio quer concluir etapa inicial do projeto em 18 meses

Imagem digital do projeto Linha Verde de São José dos Campos

Imagem digital mostra projeto da Linha Verde de São José

Divulgação/Video PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos pretende iniciar ainda em 2019 as obras da primeira fase do projeto Linha Verde, que prevê a implantação de um corredor para operação de um TRM (Transporte Rápido de Massa). O trecho deverá ligar o bairro Eldorado, na região sul, à Avenida Nelson D’Ávila, na região central. Estão previstas quatro estações na etapa inicial.

De acordo com o prefeito Felício Ramuth (PSDB), as obras desta primeira etapa serão concluídas até o começo de 2021 e custarão cerca de R$ 50 milhões ao município. A intenção do tucano é que a operação do TRM seja incluída no processo de concessão do transporte público, para que entre em atividade ainda em 2021 (veja mais detalhes da primeira etapa abaixo abaixo). 

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A Linha Verde será construída dentro da área que hoje pertence à Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e será desapropriada. O TRM será um veículo elétrico sobre pneus, mas estruturalmente diferente dos ônibus. 

O memorando de entendimento entre a prefeitura e a Cteep foi assinado nesta terça-feira (19) durante o lançamento do projeto, mas para iniciar a obra, Felicio ainda depende da Câmara para regularizar o acordo e aprovar a nova Lei de Zoneamento.

A origem dos recursos para execução da obra também não foi definida. De acordo com Felicio, os investimentos estão sendo negociados com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

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Projeto Linha Verde vai ocupar uma faixa do corredo das torres de transmissão de energia que corta a cidade

Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Linha Verde

A prefeitura não tem prazo para iniciar as demais fases do projeto Linha Verde, que prevê a ligação das regiões sul, central e leste da cidade por um corredor que será aberto dentro do ‘retão’ das torres de transmissão da Cteep que corta a cidade.  O município utilizará uma faixa de 31% do terreno das torres de transmissão.

De acordo com o projeto, no futuro a Cteep deverá fazer o enterramento dos cabos de transmissão. Com a área livre de torres, a companhia poderá disponibilizar o restante do terreno para empreendimentos imobiliários, revertendo em ganhos financeiros.

O plano da prefeitura é que, ao longo dos 75 quilômetros do chamado ‘corredor sustentável’, sejam construídos quatro praças, ciclovias e imóveis residenciais e comerciais.

A desapropriação da área, que possui 395.485 metros quadrados, será realizada por meio de troca de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ao longo de cinco anos. Cada metro quadrado custará R$ 150, totalizando cerca de R$ 60 milhões, segundo a prefeitura. 

No vídeo abaixo, o prefeito explica o projeto Linha Verde. Após o vídeo, veja como vai funcionar a primeira fase.






Primeira Fase
Para iniciar a implantação da primeira etapa do projeto Linha Verde, que prevê a ligação do Eldorado, na zona sul, até a avenida Nelson D’Ávila, na região central, a prefeitura não precisará esperar o aterramento dos cabos. A maioria dos trechos não possui torres de transmissão e, segundo informou a Cteep ao Meon, mesmo nos trechos onde existem não haveria risco nenhum de implantação do corredor do TRM.

Ao longo deste corredor serão quatro estações: Anhanguera, Shibata, Centro da Juventude, e uma perto da Vale Sul Shopping. De lá, será feita uma conexão ligando o TRM até perto da rua Turquia, segundo explicou o secretário de Mobilidade Urbana de São José, Paulo Guimarães, em entrevista ao Meon.

“Temos hoje, ligando a região sul e a região central, o eixo Estrada Velha e o eixo Cidade Jardim-Andrômeda. Nesses dois eixos tem muito o que a gente chama de ‘sobe-e-desce’, a ideia é que a gente tenha um eixo central para as pessoas que querem ir para o centro da cidade ou para esses grandes empreendimentos que a gente tem ao longo da Linha Verde”, disse Guimarães.

Segundo ele, neste trecho, cerca de 40 mil pessoas utilizam o transporte público. “A gente acredita que muitas pessoas que hoje utilizam carro também vão optar pelo TRM.”

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O secretário de Mobilidade Urbana de São José, Paulo Guimarães

Pedro Ivo Prates/Meon

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