Por Meon Em RMVale

Macaco encontrado em Pinda pode ter sido vítima da febre amarela

Parte do fígado e corpo do animal foram encaminhados para estudos

febre amarela macaco

Macaco morto encontrado em Pinda pode ter sido vítima da febre amarela 

Ricardo Martins

Um macaco da espécie bugio, que foi encontrado no município de Pindamonhangaba no dia 16 de março, pode ter sido vítima do vírus da febre amarela. Amostras do tecido do fígado e outras partes do animal foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. O animal estava no bairro do Bonsucesso, onde um grupo de pessoas fazia trilha. A Vigilância Epidemiológica foi acionada e as equipes retiraram o macaco na manhã do sábado, 17. A previsão de entrega dos resultados está prevista para o início de abril.

Resultado do exame fica pronto no início de abril

O diretor da Vigilância Epidemiológica, Rafael Lamana, afirma que a chegada da doença pode ter relação com o vírus espalhado pela RMVale. “Devido a doença já ter se espalhado por diversas cidades e ter chegado à região, suspeitamos de que a causa da morte seja febre amarela”, disse.

Vacinação 

As pessoas que ainda não se imunizaram, podem procurar o CIAF, no centro de Pinda, ou o Cisas, em Moreira César, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

Outros casos

Os casos de animais contaminados pelo vírus têm aumentado na RMVale. Em São José dos Campos, dois animais foram encontrados mortos e encaminhados para estudos. Um deles foi confirmado à morte por febre amarela na sexta-feira (16).

Em Jacareí também foi confirmada a morte do animal em razão da doença. Ele foi encontrado no bairro Parateí do Meio, no início do mês de Janeiro. Já em Taubaté também foi encontrado um animal morto, no bairro do Areão, no final do ano de 2017. A Vigilância Epidemiológica confirmou como positivo a infecção pelo vírus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.