Por Meon Em RMVale

Após post sobre carrapatos no Parque da Cidade viralizar prefeitura reage

Um dia depois, prefeitura anunciou mutirão de combate a carrapatos

crianca_sofreu_com_picadas_de_carrapatos

Criança teve corpo picado por carrapatos no Parque da Cidade

Reprodução/Facebook

Um dia após uma mãe fazer um post no Facebook, relatando que os filhos de 4 e 6 anos voltaram do Parque da Cidade, há cerca de duas semanas, infestados de carrapatos e cheios de picadas, a prefeitura reagiu e anunciou um mutirão de combate ao aracnídeo no parque.

O post, feito na quarta-feira (19) viralizou e gerou grande repercussão negativa nas redes. Até a manhã desta sexta-feira, já tinha sido compartilhado mais de 4.200 vezes e tinha mais de 2.400 comentários.

Na postagem, endereçada diretamente ao prefeito Felicio Ramuth (PSDB), ela cobra explicações da prefeitura sobre a grande quantidade de aracnídeos no local e pede providências, já que podem transmitir uma doença grave: a febre maculosa.

“Ficamos perto da portaria e quando chegamos em casa fomos ver que o corpo estava pipocado. Levei no médico e que disse que era do tipo estrela. Mas não tinha nenhum sintoma de febre, nada. Liguei no 156, da prefeitura, e lá disseram que não poderiam fazer nada, por que era uma praga natural. Essa e a segunda fez que acontece com a gente”, comentou a terapeuta ocupacional, Larissa Gaia.

Um dia depois, no final da tarde desta quinta-feira (20), o prefeito Felicio fez um post em sua página informando que tinha solicitado providências.

Na tarde desta sexta-feira (21), a Secretaria de Manutenção da Cidade informou que concluiu o trabalho de pulverização contra os carrapatos. A prefeitura informou que, mesmo após o serviço "irá continuar monitorando o parque para identificar eventuais novos focos". 

A doença

Segundo um Manual de Vigilância Epidemiológica disponível no site da própria prefeitura, a febre maculosa é uma doença considerada grave e sua transmissão é feita por meio de picadas de carrapatos estrela, o mesmo tipo que causa a infestação no Parque da Cidade.

A doença é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia rickettsii após a picada de um carrapato e tem tratamento. Mas deve ser iniciado o quanto antes, com antibióticos, para evitar complicações graves como inflamação do cérebro, paralisia, convulsões, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem levar à morte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.