Redação nos 4 anos do Grupo Meon de Comunicação (Pedro Ivo Prates)

Equipe de jornalismo na redação do Grupo Meon de Comunicação

Pedro Ivo Prates/Meon

O dia 14 de fevereiro é especial para o Meon. Nesta quarta-feira o portal comemora 4 anos de existência e celebra mais de 33 milhões de visualizações ao longo da curta, mas intensa história. Muitos boatos surgiram no mercado da comunicação na época do lançamento, trazendo suposições de dezenas de nomes que estariam à frente do projeto. Mas, a verdade, é que uma mulher visionária, dedicada e corajosa, decidiu por trilhar em uma nova área, mas não para apenas se aventurar, mas sim construir um veículo de comunicação, o portal Meon (Metrópole Online).

“Nosso trabalho tem sido, desde a concepção o Meon, realizar a cobertura da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, transformando informação em conhecimento. Temos como norte o fomento da economia com a exposição de pessoas e empresas que realizam trabalho de ponta na região. A meta do Meon é ser tão importantes na RMVale tanto quanto a RMVale é importante para o Brasil”, declara Regina Laranjeira Baumann, diretora e fundadora do Grupo Meon de Comunicação.

Respeitando os demais veículos e colegas que já vinham construindo as próprias histórias, O Meon, já no início, foi surpreendido com a receptividade e retorno de leitores. A primeira cobertura de uma forte chuva em Taubaté garantiu a primeira grande audiência do portal. Era uma quinta-feira comum de Verão, no dia 6 de março de 2014, quando ao fim da noite uma tempestade atinge a região. Porém, uma chuva de granizos atingiu a cidade, causando estragos por diversos bairros.

Nosso trabalho tem sido, desde a concepção do Meon até este momento, o de transformar informação em conhecimento"

Regina Laranjeira BaumannDiretora e Fundadora do Grupo Meon de Comunicação

regina_1

A reportagem, produzida com ajuda de todos os jornalistas que estavam na redação naquela noite, rendeu 92.781 leituras. Nos meses e anos seguintes, o alcance e leituras dos conteúdos foram mantendo sempre a evolução da receptividade dos leitores.

A construção dessa história recente passa por diversos profissionais que passaram pelo Meon, dividindo os seus conhecimentos e experiências. Muitos, atualmente, já estão alçando novos rumos para suas vidas e carreiras, mas seguem acompanhando, lendo, curtindo, compartilhando e torcendo pelo nosso futuro.

“Foi de grande valia e essencial para meu desenvolvimento, não só como jornalista, mas também como comunicador no geral. Tive oportunidades de evoluir e aumentar minha gama de técnicas de escrita em diferentes plataformas, como web e revista física. Vejo o Grupo seguindo atualmente a receita do crescimento saudável, colocando a qualidade como principal ingrediente e sem acreditar em fórmulas idílicas. O resultado é a gênese de uma nova força e um jeito de fazer jornalismo, ganhando espaço no mercado regional e se consolidando como fonte de destaque para os formadores de opinião”, declara Thiago Fadini, repórter do Grupo Meon de Comunicação em 2015, atualmente atuando na assessoria de imprensa da Secretaria de Esporte e Cidadania da Prefeitura de São José dos Campos.

O Meon também foi objeto de informação e atualização sobre os grandes eventos que ocorreram na região e no Brasil nos últimos anos, como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016, Eleições Municipais e Nacionais, Museu do Automóvel, Greve Geral, Manifestações e tantos outros. Além disso, entrevistas exclusivas também puderam ser conferidas, seja com autoridades e personalidades que visitam a região ou mesma a redação do Meon, como em que a equipe de jornalistas segue até ao encontro de nomes influentes nacionalmente.

“Pelo Meon participei de coberturas em momentos importantes para o País e para a região. Algumas ficaram marcadas para mim. Como na abertura da Copa 2014, quando acompanhei uma família joseense que viajava para São Paulo. À época, pude conferir de perto um momento histórico para o país, mas do ponto de vista dos moradores do bairro de Itaquera, na zona leste da capital. Já em 2018, pude contar a história da carioca Alana Gonçalves, que deu um jeito de vir para São José, mesmo sem recursos, para conseguir uma prótese para o filho Guilherme, que nasceu sem a perna esquerda”, conta João Pedro Teles, jornalista do Grupo Meon de Comunicação desde 2014.

O Meon entra em 2018 com o objetivo de alçar voos maiores, com parceiros regionais e nacionais segue com projetos de entrevistas ao vivo pelo Facebook, mantém o canal do YouTube atualizado, reforça o contato e aproximação com o leitor na redes sociais e quer garantir a sua representatividade em um ano que está previsto para ser desafiador.

“As perspectivas para este ano são excelentes. Nossa entrada na mídia social tem sido cada vez maior, com quatro fanpages segmentadas, Instagram e Twitter e totalizando quase 75 mil seguidores. Nossa lista de transmissão de notícias no Whatsapp tem mais de 10 mil pessoas, que recebem informações três vezes por dia no celular. Teremos a partir de fevereiro um novo time de colunistas, falando sobre Direito do Consumidor, Nutrição, Política, Medicina, Humor, Digital, Meio Ambiente, Educação e História do Vale do Paraíba. Nossa cobertura regional vai ganhar novos rumos para marcarmos cada vez mais presença em todas as 39 cidades da RMVale”, declara o Fernando Ivo Antunes, editor-chefe do Grupo Meon de Comunicação.