Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Moradores do Vale do Paraíba são maioria entre os turistas de Paraty

Administração aponta influência gastronômica e cultural da RMVale

O litoral paulista e fluminense é dividido pelas cidades de Ubatuba e Paraty (RJ), além de existir um acesso direto pela Estrada Real, com início em Cunha, ambas apontam uma aproximação entre a cidade com a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, elevando a parcela de turistas paulistas e principalmente regionais.

“O fluxo turístico e o envolvimento do Estado de São Paulo é muito maior do que com o Estado do Rio de Janeiro. Existe toda essa ligação de sermos cidades vizinhas, por mais coisas diferentes que existam, as nossas culturas são muito próximas, o que leva a uma forma de intercâmbio que pode ajudar Paraty e as cidades da RMVale”, afirma o secretário de turismo, Gabriel Ramos Costa.

Leia MaisParaty lança calendário oficial de festivais e eventos em 2018Câmara de Ubatuba aprova 'pedágio ambiental' para turistasPlano Preventivo de Defesa Civil entra em vigor em Caraguatatuba

Durante o lançamento do calendário oficial dos festivais e eventos que devem ocorrer na cidade em 2018, o prefeito Casé, Carlos José Gama Miranda (PMDB), declara que o turista do Vale Paraíba continua sendo a maioria e que a nossa região tem uma influência direta na cultura do paratiense.

“Somos uma grande mistura. Temos duas comunidades quilombolas reconhecidas e regulamentadas, temos as comunidades caiçaras, temos quatro aldeias indígenas, temos uma influencia gigantesca da culinária caipira que é do Vale do Paraíba, além disso, sofremos uma influencia dos europeus: o alemão, italiano e francês. Isso tudo é Paraty”, conta Casé, que ainda sugeriu a melhor época do ano para visitar a cidade.

"Paraty é muito charmosa no meses de inverno: abril, maio, junho, julho e agosto. São meses em que não chove, que a gente tem uma 'baixa umidade', em que o mar está tranquilo e que acontece o fenêmeno da maré cheia. Esse é o período que eu gosto mais, quando acontece a Festa do Divino, o Festival da Cachaça e o Bourbon Festival Paraty. Nos meses de menor frequência, o turista pode conhecer uma Paraty que na alta temporada não é possível conseguir ver", sugere o prefeito.

De acordo com a atual administração, nos últimos três anos é notável uma aproximação maior com os turistas vindo do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, mas o trabalho para atrativos e estrutura aos turistas segue seja para os novos ou para os já fieis moradores da RMVale.

“Paraty está de portas abertas, trabalhando e investindo cada vez mais, para que vocês de toda a região do Vale do Paraíba possam aqui desfrutar dessa beleza natural e dos nossos eventos. Então temos que cuidar dessa cidade para servir vocês e que assim tragam recursos para a nossa cidade”, diz o vice-prefeito Luciano de Oliveira Vidal (PMDB).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.