Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Inseguros, motoristas da Uber protestam em São José

Um abaixo-assinado pedindo segurança foi entregue à empresa

abaixo_assinado_uber

Motoristas fazem abaixo-assinado 

Felipe Kyoshy/Meon

 Cerca de 200 motoristas da Uber compareceram ao velório e sepultamento do motorista Marcos Antonio de Faria, de 29 anos, que estava desaparecido desde domingo (6) e foi encontrado morto nesta quarta-feira (9), com braços e pernas decepados.

Após o enterro, os motoristas fizeram uma manifestação em frente ao prédio do escritório da empresa, no Jardim Aquarius, na zona oeste. Durante o protesto houve até uma ‘operação tartaruga’, na avenida Cassiano Ricardo (veja vídeo abaixo).

Eles reivindicam uma série de medidas de segurança da Uber, como a verificação de documentos dos passageiros e que os motoristas saibam qual será o destino da viagem antes mesmo de aceitar ou não a corrida. Um abaixo-assinado foi entregue à empresa.

“Estamos revoltados por que o aplicativo em momento algum se preocupa com a segurança do motorista. Cobra-se muito do motorista, mas não dão segurança. Nós não sabemos o passageiro que entra, para onde vamos. Estamos rodando com medo. O país está em crise e a única opção de renda pra nós no momento é a Uber. Nós queremos ser ouvidos”, disse o motorista Felipe de Freitas.

“Eu já sofri uma tentativa de assalto mas, no momento, parei em uma delegacia, foi quando consegui me livrar. Isso foi há um mês e meio atrás”, diz o motorista Ricardo Teles, que trabalha para o aplicativo desde o início da operação na cidade, em outubro de 2016.

Outro lado

A Uber se posicionou por meio de nota: "A Uber lamenta profundamente que motoristas parceiros sejam alvo de violência urbana, uma vez que vão às ruas todos os dias ajudar a construir o futuro da mobilidade em nossas cidades e gerar renda para si próprios e suas famílias. Ouvimos nossos motoristas e temos trabalhado em vários produtos específicos para o Brasil. Para os usuários que fizerem o pagamento de suas viagens em dinheiro lançamos uma ferramenta de verificação de identidade que exige que insiram o seu CPF antes de ter acesso ao aplicativo.

Isso vai se juntar às demais medidas de prevenção de risco que implementamos no ano passado para aprimorar o mapeamento de usuários suspeitos antes de fazerem viagens. Além disso, os motoristas parceiros e usuários são cobertos por um seguro da Uber em cada viagem, em caso de acidentes".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.