Por Meon Em RMVale

Ozires Silva é homenageado pela Alesp com colar de honra

A homenagem acontece nesta segunda-feira, data de comemoração dos 50 anos da Embraer

ozires

Legenda da foto

Arquivo/Meon

A Assembleia Legislativa de São Paulo vai homenagear Ozires Silva, coronel da aeronáutica e engenheiro militar formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Ozires vai receber, nesta segunda-feira (19),  o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. A sessão solene está marcada para ter início às 20h e vai acontecer no auditório Juscelino Kubitschek. 

Ozires Silva tem 88 anos e foi um dos responsáveis por ter colocado o Brasil na rota mundial da aviação, da engenheira e da indústria aeronáutica e aeroespacial. Por isto, segundo a assessoria de imprensa da deputada, o coronel e engenheiro será homenageado.  

O colar será entregue pela deputada estadual Letícia Aguiar (PSL), de São José dos Campos, que defendeu a atuação engenheiro. “Realmente o coronel Ozires Silva é, sim, um dos heróis nacionais que o Brasil tem e um grande gênio da aviação e indústria aeroespacial. Ele, que foi um dos fundadores da Embraer, terá meu apoio e reconhecimento aos serviços prestados ao Vale do Paraíba, ao Brasil e ao mundo”, disse.

A homenagem acontece no mesmo dia em que a fabricante de aeronaves brasileira celebra seus 50 anos de fundação. Nesta segunda-feira, a Embraer promoveu uma festa na sede da empresa, em São José dos Campos. 

Leia MaisEmbraer investe R$ 120 milhões na expansão da unidade de Eugênio de Melo; veja como ficará a plantaEmbraer celebra 50 anos e transmite festa ao vivo; veja vídeoEmbraer tem lucro líquido atribuído a acionistas de R$ 26,1 milhões no trimestre

Ozires Silva

Nascido em Bauru (SP), Ozires Silva se destacou por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira, liderando a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante -- o primeiro desenvolvido e produzido no Brasil – e, em 1969, ficou à frente do grupo que promoveu a criação da Embraer.

Ozires Silva deu início também à produção industrial de aviões no Brasil e presidiu a Embraer até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989.

Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.