Por Meon Em RMVale

Palestras e exposição de objetos orientam contra o desperdício

Peças como câmaras fotográficas e máquinas de costura foram o acervo

f00044205g

Exposição de peças do Museu do Lixo será nesta terça (12), no Parque Interlagos

Claudio Vieira/PMSJC

A equipe de educação ambiental da Urbam (Urbanizadora Municipal) realiza exposição de peças do Museu do Lixo e de objetos feitos com materiais recicláveis nesta terça-feira (12), no Centro Educacional Sonho de Criança (Parque Interlagos), das 9h às 16h.

O objetivo é chamar a atenção do público para a conscientização sobre a preservação ambiental por meio do reaproveitamento e destinação correta de materiais para a coleta seletiva.

Peças como câmaras fotográficas, máquinas de costura e de datilografia, projetor de cinema, celulares antigos, ferro de passar roupa a brasa, entre outras antes descartadas no lixo, formam o acervo do museu. Entre os objetos feitos com recicláveis, são expostos camisetas e mantas feitas com garrafa pet, telhas feitas com embalagens de leite, pisos feitos com pneus, embalagens para presente feitas com caixas de leite, sacolas feitas com embalagens de molhos de tomate, bijuterias.

Leia MaisOperação Verão em Ilhabela terá reforço com mais de 100 policiaisGCM prende suspeito de tráfico com ajuda de morador em São JoséAcidente envolvendo quatro veículos causa congestionamento na Dutra

A prática dos 5R (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) é um hábito a ser adotado por todos, a fim de que o consumo seja pautado pela necessidade e não pela vontade. Por meio de uma reflexão mais aprofundada sobre a maneira como nos relacionamos com os bens materiais é possível rever alguns conceitos e implementar ações ambientalmente justas, que contribuam com o desenvolvimento sustentável.

Além dos impactos ambientais gerados nas etapas de extração e de transformação da matéria prima, as fases de consumo e de destinação final também podem casuar danos ao meio ambiente. Ao rever escolhas e recusar o que não é necessário, preservam-se recursos naturais, evitando a geração de resíduos.

Ao reduzir e reutilizar, diminui-se o volume de resíduos encaminhados para a destinação final no aterro sanitário, aumentando a sua vida útil. Ao contribuir para a coleta seletiva, possibilita-se que os resíduos gerados no dia a dia retornem para a cadeia produtiva e sejam novamente utilizados.

“Queremos que as pessoas enxerguem que nem todo descarte é lixo, mas sim matéria-prima para a elaboração de outros produtos. Por isso, é importante higienizá-los antes do descarte para que possam retornar à sociedade em forma de benefício”, disse o coordenador da equipe, Rodrigo Costa.

Também nesta sexta (15), a equipe realiza palestra, às 10h30, na Empresa Trelleborg Sealing Solutions Brasil.

A conscientização porta a porta será feita esta semana nos bairros Jardim Telespark, na região norte, e Vista Linda, na região leste.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.