Caraguatatuba

Plano será operado segundo dados pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias em encostas

Arquivo Meon 

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) de Caraguatatuba está em vigor e vai até o dia 31 de março de 2018. O Conjunto de medidas visa ações em eventuais situações de risco à população durante o período chuvoso previsto para os próximos meses.

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil, o plano foi estabelecido por meio do Decreto 795/2017, que prevê a remoção de pessoas residentes ou instaladas em áreas de risco, abrigo de quem se encontra ameaçado, além da atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações. Também deve acontecer atuação conjunta dos órgãos da administração municipal, especificando as ações que cabem a cada uma das secretarias, em caso de ocorrências.

A Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil é quem vai integrar a interface entre as demais pastas, como Educação e Saúde, e órgãos envolvidos para assegurar a infraestrutura e garantir que o PPDC entre em ação com providências tais como: transporte, equipamentos, recursos financeiros, abrigos para famílias, entre outras.

O PPDC será operado segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil-Casa Militar do Estado de São Paulo (CEDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias em encostas.