Por Marcus Alvarenga Em RMVale

São José está com radares desligados após fim de contrato de serviços

Agentes do COI e do trânsito estão atendendo demanda de fiscalização

20140513_radar_taubate_flavio_pereira_1

Prefeitura não definiu data para normalização dos radares em São José

Arquivo/Meon

São José dos Campos está desde o dia 6 de julho com os radares de fiscalização eletrônica de veículos inativos em toda a cidade. O contrato com a empresa que prestava o serviço que operava os equipamentos venceu no início do mês, não foi renovado e não há previsão para normalização.

A Secretaria de Mobilidade Urbana confirmou o vencimento do contrato e que o novo edital de abertura do processo licitatório está previsto para ser divulgado ainda em julho. A contratação deve garantir a operação de diferentes equipamentos fiscalizadores.

“O processo licitatório para novo contrato se encontra em andamento no DRM (Departamento de Recursos Materiais) para demais providências e deve ser publicado na próxima semana. O edital contempla o total de 178 pontos de fiscalização, por meio de lombadas eletrônicas, radares fixos, radares estático/portáteis, avanço de sinal vermelho e Portais de Monitoramento de ocorrências”, diz a prefeitura em nota.

A nova empresa deve ainda atender os mesmos requisitos que a anterior, que é a “prestação de serviços de fornecimento, instalação, operação e manutenção de sistemas de fiscalização eletrônica de veículos, composto de equipamentos eletrônicos de monitoramento, medição de velocidade e captura de imagens, através de registradores eletrônicos, instalados nas vias do município de São José dos Campos, permitindo a identificação e detecção automática das infrações cometidas”.

Período sem radares

A prefeitura não apresentou uma previsão para que os radares voltem a funcionar, enquanto isso os funcionários do CCO (Centro de Controle Operacional) e do trânsito, que atuam em um serviço complementar vão estar à frente da identificação e monitoramento de infrações de trânsito nas ruas de São José.

“Neste período o Centro de Controle Operacional está utilizando câmeras de monitoramento do COI para executar a fiscalização eletrônica. Agentes de Trânsito estão intensificando a fiscalização nos pontos de maior demanda”, afirma.

Novo equipamento

Enquanto a situação dos radares ainda está sem data para solução, a prefeitura declara que em agosto acontece o lançamento do veículo “Guardião”, um novo protótipo fiscalizador.

“O Guardião terá a função de detectar veículos em situação irregular nas vias públicas, como situações de documentação vencida, queixa de furto/roubo e infrações de trânsito usando tecnologia inédita no Brasil. Ele também fará o controle eletrônico no sistema de Zona Azul. Sua implantação se dará através da Lei de Inovação, sem custo para o município”, descreve em nota a prefeitura.

Empresa

A Fotosensores Tecnologia Eletrônica, antiga empresa responsável pela prestação de serviços de fiscalização eletrônica de veículos, foi procurada pela reportagem para comentar o fim do contrato, mas não retornou ao contato até a publicação desta matéria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.