O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu licença à Petrobras para perfurar um poço exploratório na Foz do Amazonas, gerando forte reação de organizações ambientais que classificaram a decisão como "sabotagem" e anunciaram medidas judiciais para reverter a autorização.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
A licença foi anunciada nesta segunda-feira (20), a menos de três semanas da COP-30, conferência climática da ONU que será sediada pelo Brasil em Belém. A Petrobras afirmou que a perfuração tem caráter "exclusivamente exploratório" para obter informações geológicas, sem produção de petróleo nesta fase.
Ambientalistas criticaram a contradição com o discurso climático do governo. "É uma dupla sabotagem. Por um lado, o governo brasileiro atua contra a humanidade, apostando em mais aquecimento global", afirmou Suely Araújo, ex-presidente do Ibama. O climatologista Carlos Nobre alertou sobre os riscos para a Amazônia, que "se aproxima de um ponto de não retorno".
SJC: Futsal feminino conquista bicampeonato brasileiro universitário
Equipe garantiu vaga para o Mundial de 2026 na Polônia
Jacareí realiza mais de 2 mil atendimentos no 'Dia D' de Saúde da Mulher
Ação integrou campanhas do Outubro Rosa e multivacinação
SJC: Museu do Folclore recebe quase 2.000 visitantes em setembro
Espaço cultural registrou 1.938 pessoas durante o mês
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.