casa_papai_noel1_1

Casa do Papai Noel está montada na Praça do Sapo, no centro de São José

Divulgação/ACI

São José dos Campos quer fazer o Natal Iluminado, atração na cidade a partir do dia 24, virar referência turística na região. Os exemplos usados são os de Gramado (RS) e Guararema (SP), que têm atividades semelhantes e são reconhecidas nacionalmente.

“Estamos desenvolvendo esse trabalho para que São José vire uma referência, primeiramente, na RMVale, e posteriormente possa se expandir para o Estado. Desejo que mais para frente o Brasil possa comentar que nós também temos um natal interessante e com significado”, disse Humberto Costa, presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos.

O objetivo do Natal Iluminado, segundo a ACI, é gerar envolvimento com a sociedade, atrair turistas, movimentar o comércio e criar um novo evento no calendário no município. A expectativa é que cerca de 1 milhão de pessoas passem pelo Centro durante o período.

A programação começa no dia 24, com a chegada do Papai Noel ao Parque da Cidade, inauguração da iluminação especial e da Casa do Papai Noel, na Praça do Sapo. “Esperamos que as compras aumentem de 15 a 20% na compração com o ano passado e que até 30% a mais de pessoas circulem pela cidade”, disse Costa.

De acordo com a ACI, o custo total das atividades será de R$ 750 mil e será pago pela iniciativa privada. Ao todo, 13 entidades e oito empresas participam do projeto.

natal_iluminado_guararema

Natal Iluminado de Guararema é referência para São José dos Campos

Divulgação/Prefeiura de Guararema

Confira a programação 

Chegada do Papai Noel
Quando: 24/11, às 18h
Onde: Parque da Cidade e segue em carreata até a Praça do Sapo

Paradas Natalinas
Quando: 10/12 a 16/12, às 20h
Onde: Centro de São José

Iluminação de Natal
Quando: 24/11 a 07/01
Onde: avenida São José, rua Siqueira Campos, Francisco Rafael, Francisco Paes

Casa Natalina, a Casa do Papai Noel
Quando: 24/11 a 06/01 – início em 24/11, às 19h
Onde: Praça do Sapo

Show de Luzes e Sons
Quando: 23/12, às 23h
Onde: Orla do Banhado. Queima de fogos luminosos entre 8 a 9 minutos e show musical