Por Meon Em RMVale

Saúde de Taubaté investiga morte de jovem de 19 anos pelo vírus Influenza

Essa seria a primeira morte por gripe em 2018 na cidade; no ano passado, foram 13 óbitos

influenza

De acordo com a prefeitura, Taubaté é uma das unidades sentinela para o monitoramento de casos de influenza no Estado

Arquivo/Meo 

Um jovem de 19 anos, morador do bairro Parque Três Marias, em Taubaté, morreu durante a madrugada desta quinta-feira (15) com suspeita de gripe causada pelo vírus Influenza.  O rapaz estava internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do San Marino.

A prefeitura encaminhou amostras para análise no Instituto Adolfo Lutz e a expectativa é de que os resultados fiquem prontos em 15 dias. O jovem foi velado na tarde desta quinta no cemitério municipal do bairro Belém.

No ano passado foram registradas 13 mortes por gripe no município, sendo a última delas em 21 de dezembro. Do total de mortes, cinco foram pelo vírus H3N2 e oito pelo vírus Influenza B. De acordo com a prefeitura, em razão do número de casos,  Taubaté é uma das unidades sentinela para o monitoramento de casos de influenza no Estado de São Paulo.

Prevenção
O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.

Sintomas
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.