Por Meon Em RMVale

Ubatuba investiga morte de homem por suspeita de febre amarela

Vítima morreu nesta segunda-feira; veja horários de vacinação

 

Vacina contra febre amarela feriado Páscoa Ubatuba Divulgação.jpg

Moradores da Ubatuba aguardam vacina contra febre amarela em posto móvel montado no feriado

Divulgação/PMU

Um homem de 41 anos morreu com suspeita de febre amarela na Santa Casa de Ubatuba, na manhã desta segunda-feira (2). Segundo a prefeitura, o paciente havia comparecido ao pronto-socorro no sábado (31), quando recebeu diagnóstico de virose e foi liberado. Seu estado se agravou e ele retornou ao hospital no domingo (1), quando foi internado e acabou morrendo horas depois. 

A Secretaria de Saúde do município foi notificada no início da tarde e encaminhou material ao Instituto Adolfo Lutz para análise. A vítima era natural de Birigui e morava desde dezembro de 2017 no Sertão do Ubatumirim, região norte da cidade.

O bairro fica no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, onde há cerca de 10 dias foi encontrado um macaco bugio morto pela febre amarela. A Saúde aguarda ainda o resultado dos exames laboratoriais de outro macaco bugio encontrado morto na região do Araribá, no sul do município.

Leia MaisPrimeira morte de macaco por febre amarela é confirmada em Ubatuba São José confirma dois casos de febre amarela contraídos na cidade Pindamonhangaba confirma morte de macaco por febre amarela

Apesar de todos os alertas feitos pela Saúde e dos sinais evidentes de avanço da circulação do vírus na cidade e nos municípios no entorno, a procura pela vacina em Ubatuba ainda é considerada muito baixa --apenas 47% da população foi imunizada, segundo a prefeitura.

O índice já inclui o número  as vacinas aplicadas durante todo o feriado da Páscoa,  quando 34.921 pessoas foram imunizadas.

"É fundamental tomar a vacina, única forma de prevenir a febre amarela, que é uma doença de alta letalidade. A possibilidade de um indivíduo com a doença evoluir para um quadro grave e um óbito é muito maior do que a de ter algum tipo de reação adversa à vacina. A vacina tem algumas contraindicações mas somente a equipe de saúde é que está apta a fazer essa avaliação", disse o secretário de Saúde de Ubatuba, Roberto Tamura, por meio de nota.

Vacinação

Para tentar reverter esse quadro, a secretaria de Saúde anunciou a retomada das vacinações diariamente em, praticamente, todas as unidades de saúde, bem como no Centro de Especialidades Médicas, na av. Rio Grande do Sul, 710, das 8h ao meio-dia. Os postos Itamambuca, Puruba, Umuarama, Perequê-Açu, Ipiranguinha, Marafunda, Sertão da Quina e Perequê-Mirim também funcionam com horário estendido, das 8h às 20h.

A vacina também pode ser tomada nos postos fixos de vacinação instalados no Calçadão do Centro, que funciona até sábado, das 8 às 17 horas, e nas unidades do trevo e do Centro do supermercado Semar, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. Para vacinar-se, basta apresentar o RG ou a certidão de nascimento.

Nas regiões onde foram encontrados os bugios mortos, Picinguaba e Araribá, também há uma equipe de saúde fazendo a vacinação volante de casa a casa.

tabela_cor_dia_horario_salas_de_vacinacao_contra febre amarela ubatuba_01_abr_2018_1_copia

Tabela Dia horário salas de vacinação contra febre amarela Ubatuba 01 Abr 2018

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.