Por Meon Em RMVale

Ação de fiscais contra vendedor de morango gera revolta

Jovem resistiu à apreensão, levou choques e foi algemado no local

A apreensão de uma barraca de morangos de um jovem de 17 anos feita por fiscais da Prefeitura de São José dos Campos gerou revolta nas redes sociais. As frutas eram vendidas por um adolescente na avenida Benedito Bento, no Jardim Morumbi, na esquina em frente à uma padaria, na zona sul da cidade.

Mãe do menor de idade relata que filho chegou em casa com as marcas do choque que levou da GCM

O jovem ajuda um tio que, de acordo com a família, tem licença de vendedor ambulante para atuar no local, mas não estava na barraca no momento da abordagem dos fiscais.

A ação aconteceu nesta quarta-feira (1º) por volta das 15h, e foi realizada pela Guarda Municipal. Um vídeo (veja acima)  mostra parte da ação. O cerco feito em volta do vendedor foi o que gerou a revolta nas pessoas.

Segundo Danielle Romão, mãe do menor, o filho já trabalha no ponto há cinco meses. A barraca e as frutas foram apreendidas.

Ela contou que quando os guardas chegaram ao local pedindo a licença, o jovem informou que o papel ficava com o tio e poderia ligar para chamá-lo, no entanto, eles disseram que iriam levar as mercadorias e, diante disso, o rapaz resistiu à ação.

“Meu filho realmente resistiu. Foi nesse momento que seguraram ele, deram choque, algemaram e colocaram ele dentro do carro da Guarda Municipal e levaram ele”, relata a mãe.

Danielle relatou que o filho chegou em casa com marcas nas costas dos choques que recebeu e o exame de corpo e delito será feito somente na próxima segunda-feira (6). A mãe levou o filho no médico após sair da delegacia, por volta das 19h para ter provas da violência cometida pelos fiscais para levar no dia da audiência.

Ainda segundo Danielle, durante a apreensão, o dono da padaria que fica em frente à barraca do jovem tentou defendê-lo da apreensão, mas acabou sendo ameaçado pelos fiscais.

O jovem foi levado à delegacia do bairro 31 de março, mas, por ser menor de idade, foi encaminhado à DIJU (Delegacia de Infância e Juventude), na avenida Anchieta.

Na Delegacia, o delegado pediu para tirarem as algemas do rapaz, que responderá por processo de desacato à autoridade e terá que se reapresentar daqui 30 dias na Vara da Infância.

Danielle afirmou que junto ao processo aberto por desacato estão as denúncias por abuso de poder por parte dos fiscais que fizeram a abordagem.

Procurada, a Prefeitura de São José ainda não se manifestou sobre o incidente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.