O cadastro será feito a partir desta quinta-feira(30)
Divulgação/PrefeituraUbatuba
A partir desta quinta-feira(30), a prefeitura de Ubatuba começa a fazer o cadastro para a carteira de autista. O documento poderá ser usado para comprovar a deficiência estabelecimentos, parques, filas preferenciais, etc.
De acordo Eliza Araujo, 33 anos, presidente e co-fundadora da Apeau (Associação de Pais Do Espectro Autista), conta que a associação fez diversas reuniões com o vice-prefeito, vereadores e com a Secretaria de Saúde da cidade para solicitar o cadastro.
“Levamos documentos de outras cidades que aderiram e falamos da importancia de Ubatuba ser pioneira no Litoral Norte. [...] Neste ano, depois de muitas reuniões, conseguimos resolver o problema”, afirma a presidente da Apeau.
Eliza tem um filho de 10 anos com autismo e afirma que o documento é muito importante, pois a deficiência não tem ‘aparência’. Por outro lado, o documento também serve para impedir fraudes.
“O autismo não tem cara como as pessoas com síndrome de Dowm ou com algumas outras deficiências e é importante para garantir o direito. Quando um autista esta em uma fila preferencial as pessoas começam a olhar torto. Através da carteirinha tem como provar a deficiência. [...] Qualquer pessoa pode ir a algum estabelecimento e falar que é autista, então é uma forma de regularizar”, explica.
A mãe conta que a convivência com o autista é intensa, requer muito cuidado e tratamentos específicos. “Eles tem um sentimento muito genuíno. Me sinto privilegiada por esse amor, mas é um desafio diário principalmente em questão de crises e frustrações. Os maiores desafios são o preconceito, que acontece diariamente, e os direitos”, afirma Eliza.
O cadastro de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para emissão de carteira de autista em Ubatuba começa nesta quinta-feira(30) e pode ser feito em escolas municipais, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Especializado em Álcool e outras Drogas (CREAD/CAPS-AD), Unidade de Reabilitação (UNIR), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) ou secretaria de Assistência Social.
Confira os documentos necessários:
– RG
– CPF
– Certidão de nascimento
– Laudo médico
– RG do responsável
– Comprovante atualizado de residência
– Foto 3 x 4
Boleto
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