Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 02 JUN 2020 - 10H54

Comércio volta às atividades em Jacareí com lojas divididas em turnos e limite de permanência

O decreto com as regras divulgadas pela prefeitura vai durar, pelo menos, 15 dias

Divulgação/Prefeitura de Jacareí
Divulgação/Prefeitura de Jacareí
A cidade soma 2205 infectados e 14 óbitos por Covid-19


Jacareí deu início a reabertura do comércio nesta segunda-feira (1). Assim como as outras cidades da RMVale, o município está na fase 2 do 'Plano São Paulo', feito pelo Governo Estadual para estabelecer normas para a retomada do comércio. 

O decreto promulgado pelo prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), estabelece como o comércio deve proceder durante o Plano. Os comércios que desobedecerem ao decreto estarão sujeitos à sanções e multas.

O horário de funcionamento será conforme o tipo de comércio.

- Imobiliárias e escritórios funcionam das 8h às 12h

- Concessionárias, comércios, serviços, shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 14h às 18h

Além disso, a capacidade de funcionamento deverá operar de forma reduzida, com 20% da capacidade do estabelecimento, mesmo em áreas externas ou abertas, mediante distribuição de senhas e espera em local aberto.

Nenhum estabelecimento não essencial poderá funcionar nos fins de semana e feriados.

Todos os colaboradores e clientes devem usar máscaras, não deve ocorrer aglomerações e também a distância entre as pessoas deve ser de, no mínimo 1,5 m.

A regra para os estabelecimentos é que disponibilizem álcool em gel 70% em local visível para os clientes, higienizem frequentemente superfícies de toque, como máquina de cartões e balcões.

Os lojistas devem também fixar informativo, em local visível, indicando a área do estabelecimento disponível para circulação de público, o número de funcionários da empresa presentes no local e o número de pessoas que podem estar simultaneamente no estabelecimento, a capacidade não pode exceder 20%.

Já nesta segunda-feira, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômicas e agentes da Vigilância Sanitária realizaram uma ação educativa nos comércios da cidade. O objetivo da abordagem nos estabelecimentos foi conscientizar os comerciantes sobre a retomada gradativa e a importância do respeito aos horários estabelecidos e aos procedimentos de segurança e higiene.

Os serviços considerados essenciais devem respeitar as regras da mesma forma, mas não existe limitação de horário para funcionarem.

Jacareí soma 205 infectados e 14 óbitos pela doença.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.