Após romper os diálogos com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a Embraer voltou atrás e fechou um acordo com a categoria a fim de levar à votação o plano de preservação dos empregos. A proposta prevê a suspensão temporária de contratos (layoff), redução de até 36% de salário e garantia de emprego por quatro meses. A votação entre sindicato e trabalhadores está prevista para acontecer na tarde desta terça-feira (14).
A assembleia será online e tem início previsto para as 13h desta terça até o mesmo horário de quinta-feira (16).
Segundo o sindicato, a proposta prevê a suspensão temporária de contratos de trabalho por dois meses e a redução dos salários será conforme a faixa salarial, sendo que a folha de pagamento no líquido refere-se ao salário bruto, menos os descontos referentes ao INSS, Imposto de Renda e Embraerprev.
Para os trabalhadores que cumprirem home office, haverá redução de jornada com diminuição salarial de 25%, por três meses. Para isto, haverá complementação pelo Governo Federal equivalente a 25% do seguro-desemprego, de acordo com a faixa salarial. De acordo com o sindicato, aqueles que ficarem em atividade dentro da fábrica não sofrerão redução salarial nem de jornada.
Garantia no emprego
Os metalúrgicos informaram também que ficou garantida a estabilidade no emprego pelo período de quatro meses para todos os trabalhadores. Nas categorias representadas por outros sindicatos, como engenheiros, a Embraer poderá demitir e indenizar os funcionários, já que não haverá estabilidade garantida.
Para os que estiverem em regime de suspensão do contrato ou de redução de jornada e salário, a estabilidade será estendida ainda pelo período posterior equivalente ao prazo de duração do regime. A renovação dos direitos previstos na Convenção Coletiva também ficou garantida.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.