Por Nicole Almeida Em RMVale Atualizada em 06 ABR 2020 - 15H13

Grupos de São José se solidarizam para ajudar pessoas carentes e profissionais de saúde na luta contra o coronavírus

Ações incluem confecção de máscaras solidárias, doações de ovos de Páscoa, outros alimentos, roupas e sapatos


São José dos Campos já confirmou 58 casos de coronavírus, até esta segunda-feira (6). Pensando no combate contra a doença, grupos se solidarizaram para ajudar pessoas carentes na cidade; confira.

Máscaras Solidárias

Pesquisadores da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) em parceria com empresários e voluntários da região, estão trabalhando para produzir equipamentos de proteção individual para profissionais que estão na linha de frente na luta contra o coronavírus.

As máscaras estão sendo confeccionadas por meio de impressoras 3D e máquinas de corte a laser, seguindo os padrões aprovados pela Anvisa.

A verba para confecção do material está sendo arrecadada por meio de uma vaquinha online e todo dinheiro será destinado para a compra de materiais.

Até o momento, foram arrecadados R$ 13,5 mil e entregues 2463 peças, distribuídas para hospitais e prefeituras prioritariamente da RMVale em São José dos Campos, Jacareí, Caraguatatuba, Caçapava e Monteiro Lobato.

O grupo também enviou algumas unidades para cidades de outros estados, em Minas Gerais, Amapá, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul.


La Casa de Páscoa

Julia Gomes tem 23 anos e conta que cresceu em uma família que sempre fez o possível para ajudar os outros. Isso a inspirou a fazer a diferença e trazer um pouco de alegria para crianças carentes durante a Páscoa.

A jovem e a família fizeram um levantamento de quantas pessoas eram assistidas na Sociedade São Vicente de Paulo, movimento católico que assiste famílias carentes, e a partir daí, começaram a organizar um movimento para arrecadar doações.

Julia criou uma conta no Instagram (@lacasadepascoa) e pediu ajuda através de doações de chocolates, ou dinheiro, que será revertido na compra do alimento. Ela também elaborou cestinhas para a entrega dos kits.

As doações serão distribuídas para 50 crianças. Os interessados podem entrar em contato através do telefone (12) 98845-6808 ou página no Instagram.

Doação de alimentos, fraldas, roupas e sapatos

A empresária Andrea Costa e mais cinco amigos tiveram a ideia, de início, de recolher doações e ajudar cinco famílias. Pediram ajuda para amigos, conhecidos e postaram em suas redes sociais.

A repercussão foi maior do que imaginavam e em uma semana, arrecadaram quase uma tonelada de alimentos.

Além de comida, o grupo pede doações de fraldas, roupas, sapatos ou o que estiverem dispostos a repassar para ajudar pessoas carentes. 

Os interessados podem entrar em contato com a empresária através de sua conta no Instagram (@andreacostaoficial), para que ela possa organizar a retirada das doações, evitando aglomeração. Aqueles que preferirem podem doar uma quantia em dinheiro, que será revertida na compra do material citado. 

Segundo Andrea, o grupo criou uma planilha para organizar a distribuição a ser feita para as famílias da região, e pretende dar continuidade ao trabalho voluntário.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nicole Almeida, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.