Por Jefferson Santos Em RMVale Atualizada em 03 ABR 2020 - 11H36

Jacareí suspende festas do aniversário da cidade por causa de coronavírus

Além da pandemia de coronavírus, prefeito quer reduzir gastos nesse momento

Divulgação/Alex Brito/PMJ
Divulgação/Alex Brito/PMJ


O prefeito Izaias Santana (PSDB) suspendeu as festividades deste ano em comemoração ao aniversário de 368 anos de Jacareí, celebrado nesta sexta-feira (3). Segundo o chefe do Executivo, o isolamento social e a redução de gastos nesse momento de pandemia são o motivo para a medida. Apesar disso, o tucano destacou o “sentimento de pertencimento” do cidadão e os “desafios da cidade futura”, que incluem obras de mobilidade urbana e implantação do COI (Centro de Operações Integradas).

Assim como todo o país, Izaias destacou que “em razão da necessidade de isolamento social [quarentena] e também de reordenar as despesas do município para enfrentamento da pandemia”, as festividades tiveram que ser canceladas este ano.

Em 2019, a prefeitura promoveu, em parceria com a Fundação Cultural Jacarehy, sete dias de atrações para a população, com shows, exposições, inaugurações e diversos eventos.

Mesmo em tempos de pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19), o prefeito comemora as ações que foram realizadas no município ao longo do último ano e destaca que foi possível proporcionar, com grandes eventos e a festa do bolinho, por exemplo, o “desenvolvimento do espírito de pertencimento, de morar na cidade e de o cidadão ter satisfação de estar no município”.




Entre os serviços, Santa destaca a busca pela excelência na saúde, educação e assistência social, além de procurar melhorar o padrão da infraestrutura da cidade. Neste sentido, o prefeito citou obras de mobilidade urbana e a implantação do COI (veja mais abaixo).

“Nesse momento nós temos muito o que comemorar, a retomada de um sentimento de solidariedade [durante a quarentena], uma adesão voluntária, muitas pessoas acolhendo aqueles que mais necessitam e também fazendo esforços para a retomada da economia. E não podemos esquecer dos profissionais de saúde, segurança e assistência social que estão em prejuízo até mesmo com suas famílias”, ponderou o prefeito.

A Jacareí do futuro

Em novembro de 2019, a Prefeitura de Jacareí assinou o contrato do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para o empréstimo de US$ 60 milhões que serão utilizados para o pacote de obras várias. O projeto inclui a construção de uma ponte, novas avenidas e acessos, interligações de regiões da cidade, construção de cinco parques e ampliação do sistema cicloviário.

Com 90% da estrutura concluída, a previsão do prefeito Izaias Santana é de que o COI seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano. Em março de 2019, o município fechou contrato de R$ 5,4 milhões de reais para a implantação do sistema, que contará com 116 câmeras em pontos estratégicos da cidade.

Serão oito câmeras fixas e outras 86 com tecnologia de zoom, que permite grande alcance com nitidez de objetos, mesmo à distância e em movimento; e mais 22 câmeras com tecnologia que reconhece caracteres para auxiliar na identificação de placas de veículos.

“O COI estava para ser inaugurado em março, mas os últimos equipamentos não chegaram por conta da pandemia. Os equipamentos já estão instalados e testados, agora faltam algumas obras de infraestrutura e instalações em rodovias”, disso o prefeito.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jefferson Santos , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.