A ponte estaiada, na zona oeste de São José dos Campos, foi liberada para o tráfego de veículos. O trânsito no local já é permitido nos dois sentidos da via desde a manhã desta sexta-feira (24). Os motoristas puderam utilizar a ponte após a passagem oficial de agentes da Mobilidade Urbana.
Mesmo com a liberação ao fluxo de veículos, operários ainda continuarão a trabalhar no local com serviços complementares, como paisagismo e adequação na antiga rotatória. A previsão é de que o Arco da Inovação, como a ponte é chamada, seja totalmente entregue em até 40 dias.
Nesta sexta-feira, o tráfego de veículos foi liberado por volta das 10h30. As duas faixas de cada uma das pontes, no entanto, estão com o fluxo para carros liberado, o que é motivo de comemoração para o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães.
“Ela [a ponte estaiada] tem duas importâncias; a primeira delas é a funcionalidade, reduzindo o trânsito de congestionamento naquela região. A funcionalidade é um grande aspecto. A outra questão é uma obra desse porte ser iniciada e terminada dentro de uma única gestão”, disse.
Atrasos
Desde o lançamento do edital, em abril de 2018, a data da conclusão da ponte foi adiada por três vezes. Inicialmente, a expectativa do governo Felicio Ramuth (PSDB) era de que o megaempreendimento fosse entregue em agosto de 2019, mas o prazo foi estendido para dezembro daquele ano e, posteriormente, para março e depois abril de 2020.
Paulo Guimarães reconheceu o atraso de 8 meses, mas atribuiu os adiamentos a, principalmente, impasses judiciais. “Na verdade, na própria questão técnica tivemos pouca interferência, mas houve a própria situação de quarenta também. No entanto, o principal motivo foi à questão da Justiça”, afirmou.
A execução da obra chegou a ser alvo de ação do Ministério Público Estadual, que questionou a “eficiência e legalidade da construção da ponte” e o Tribunal de Justiça chegou a suspender os serviços.
A cargo da empresa Queiroz Galvão, a obra foi contratada por R$ 48,5 milhões, porém sofreu uma série de aditivos orçamentários e será entregue nos próximos meses pelo valor de R$ 61,5 milhões. “Em uma obra cheia de interferência acabamos sofrendo imprevistos e mesmo com reajuste contratual o acréscimo ficou 3% menor que o previsto em licitação”, completou Guimarães.
O projeto
O Arco da Inovação foi projetado pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, premiado internacionalmente por seus cálculos em curva e também responsável pela ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo.
A construção da ponte é composta por dois viadutos (superior e inferior), que servirão de ligação entre as avenidas Jorge Zarur (sentido bairro) e Cassiano Ricardo. Esses acessos ficarão em formato de “x”. O viaduto inferior tem 267 metros de comprimento e o superior, 349 metros. O mastro central chega a 100 metros de altura.
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