Por Meon Em RMVale

Procon flagra erro no preço e peso em supermercados de São José e Taubaté

Operação encontrou irregularidades em três estabelecimentos da região

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Supermercados dizem ter adequado as irregularidades durante a fiscalização

Arquivo/Meon

A Fundação Procon-SP e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo realizaram a operação ‘De Olho no Preço’ entre os dias 12 e 14 de março, flagrando irregularidades em dois supermercados de Taubaté e um de São José dos Campos. Além de, 57 estabelecimentos comerciais que apresentaram problemas em todo o Estado.

A fiscalização com o objetivo de identificar diferenças de preço entre o que é informado na gôndola e cobrado no caixa, além do cumprimento da informação de preços ao consumidor, foi realizada pelas equipes da capital e dos núcleos regionais, que visitaram diferentes unidades nas cidades de Alumínio, Araraquara, Bauru, Campinas, Catanduva, Paulínia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salto de Pirapora, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, Sorocaba, Votuporanga, Votorantim e São Paulo.

De acordo com o resultado da operação, os estabelecimentos da região que apresentaram irregularidades foram notificados por “inadequação de preço (correção, clareza, precisão, ostensividade, etc)” e por erro na informação do peso dos produtos.

As empresas foram identificadas pelo Procon como: ‘Shibata Comércio e Atacado de Produtos em Geral”, no Jardim América, em São José dos Campos; e em Taubaté, o ‘Tenda Atacado Ltda’ e o ‘Comercial Zaragoza Import. E Export. Ltda’, ambos no Parque Senhor do Bonfim. Veja a lista completa das empresas e irregularidades encontradas. Veja a lista completa dos supermercados e irregularidades encontradas.

Outro lado

As empresas citadas foram procuradas pela reportagem do portal Meon, mas até a publicação dessa reportagem o 'Tenda Atacado' e o 'Comercial Zaragoza' não retornaram os contatos. A direção da rede 'Shibata' declarou que foi todos os problemas identificados forma corrigidos ainda durante a presença da equipe de fiscais.

"Foi uma fiscalização de rotina. Como temos uma grande variedade de produtos, sabemos que existe a possibilidade de acontecer erros no cotidiano, mas quando identificado, é corrigo na mesma hora. Atualmente estamos com lojas em Jacareí, Caçapava, Taubaté, Pinda, Aparecida e outras cidades, mas o caso foi em apenas uma unidade de São José. E o que aconteceu foi uma diferença de peso em produtos, alguns por apenas duas gramas. Os clientes podem confiar que o Shibata não faz propositalmente, são erros que podem acontecer", explica o gerente de marketing da rede, Sérgio Batistella.

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