Por Meon Em Informe Publicitário

Exercite sua mente para mantê-la saudável

Mexa sua memória

viver_bem_unimed_oficina_da_memoria

Exercitando a memória

Divulgação

Não basta cuidar somente do corpo, a mente também precisa ser exercitada, principalmente após os 40 anos. Com o passar dos anos, o corpo sofre diversas mudanças e a memória é uma delas, pois sua capacidade de armazenamento começa a decrescer a partir dessa idade. De acordo com pesquisas, o comprometimento da memória é devido a diversos fatores, isto não implica somente no envelhecimento em si, mas também às questões sociais, ambientais e biológicas.

            Mas por que esquecemos? A memória funciona como um dispositivo de armazenamento de informações que permite tanto o acesso quanto o reconhecimento desses dados. O esquecimento está vinculado à capacidade de ordenação e reconhecimento dessas informações guardadas, ou seja, nem sempre está relacionado ao armazenamento em si.

            E como evitar os esquecimentos? Por meio dos exercícios para a mente, pois eles melhoram a capacidade de armazenar e encontrar aquela informação que está na sua mente.

            Para ajudar as pessoas a exercitar a mente, o NAIS/Viver Bem da Unimed São José dos Campos, possui o programa “Oficina da Memória”, que tem como objetivo estimular, de forma lúdica, as funções cognitivas dos idosos, principalmente a memória.

banner_unimed

Adquira já seu plano:clique aqui

Publicidade

Assim como o exercício físico, as atividades para a memória também devem ser feitas de maneira preventivas, a fim de evitar doenças cognitivas. Confira algumas dicas para você começar a exercitar sua memória:

• Desligue o piloto automático: Faça caminhos diferentes para ir ao trabalho, mude sua rotina. Esses pequenos gestos já ajudam a estimular o pensamento e agir de maneira inconsciente para fazer determinada atividade;
• Evite o consumo de álcool e cigarro. Ambos possuem substâncias que prejudicam o bom funcionamento da memória, além de ocasionar outros malefícios à saúde como hipertensão, por exemplo;
• Use medicamentos somente quando necessário. Vários medicamentos podem prejudicar a memória, por isso, só use, caso seja necessário e seja recomendado por um médico;
• Leia! Faça da leitura um hábito, pois é o melhor caminho para exercitar a mente, além de trazer conhecimento;
• Deixe a preguiça de lado: evite simplificar as coisas. Estimule seu cérebro no cotidiano. Uma boa forma de exercitá-lo é fazendo as contas do supermercado sem a calculadora;
• Converse com você mesmo. Pode parecer estranho, mas essa é uma boa forma de memorizar. Uma dica para memorizar os horários de remédios, é olhar bem para a cartela do medicamento, em seguida para o relógio ou calendário com atenção e pronto, assim será mais fácil lembrar quando for necessário toma-lo novamente.

E lembre-se: a memória deve ser exercitada diariamente e ao longo de toda a vida, por isso, comece hoje!

www.unimedsjc.coop.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Informe Publicitário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.