Meon

5 ensinamentos da Chapeuzinho Vermelho para crianças

Obediência e dedicação aos idosos estão entre os aprendizados mais importantes

Escrito por Meon

11 AGO 2023 - 16H16 (Atualizada em 11 AGO 2023 - 16H20)

Se tem uma história que é marcante dentro do universo dos livros infantis é a da Chapeuzinho Vermelho que atravessa a floresta para levar flores até a casa da sua avó. A obra foi publicada pela primeira vez em francês e, na sequência pelos irmãos Grimm, que é a sua versão mais conhecida.

Com o passar dos anos e o aumento da sua popularidade em vários países, a história passou por várias adaptações e releituras da cultura popular mundial, se transformando em uma das fábulas mais conhecidas e que passou por várias gerações.

Entre os pontos que mais chamam a atenção na história são as lições que elas trazem para as crianças, no que diz respeito ao aspecto comportamental.

A história de ficção é considerada por pais e educadores uma excelente oportunidade para as crianças absorverem informações essenciais para o dia a dia delas.

Ao ler uma ficção, o cérebro das pessoas realiza um duplo esforço, que é conhecido como “dilema do leitor”, que consiste em separar os conhecimentos inerentes ao mundo real das informações falsas e, ao mesmo tempo, se esforça para conectar o conteúdo das obras ao mundo real.

Esse é um movimento complexo que tem início ainda antes do processo de alfabetização. Essa capacidade se desenvolve ainda nos primeiros anos de vida.

Ouvindo essas histórias, as crianças vivenciam momentos de curiosidade, surpresa, medo e alegria. Os personagens e acontecimentos podem ser interpretados como metáforas para situações da vida real e do cotidiano dos pequenos.

Confira na sequência 5 importantes ensinamentos da Chapeuzinho Vermelho!

Não confiar em estranhos

Essa é a proposta central da narrativa, que é claramente ilustrada pelo grande vilão da trama, o Lobo Mau. A Chapeuzinho não desconfia das más intenções, já que o animal parece inocente e quer até ser seu amigo.

Neste contexto, as crianças aprendem com Chapeuzinho Vermelho que, não importa quão legal um estranho pareça, ainda assim pode ser perigoso.

Não passar informações pessoais

Quando o lobo se depara com Chapeuzinho, pergunta para a menina onde está indo e o que vai fazer no destino. Ao extrair essas informações, ele consegue chegar até a casa da vovozinha.

Em meio a esse cenário, o ensinamento que fica para as crianças é que elas não podem falar sobre coisas pessoais com desconhecidos, por mais simples que as informações pareçam.

Deixar de obedecer os pais

A história mostra que a mãe da chapeuzinho faz um alerta sobre a importância de não falar com estranhos e, em função de sua desobediência, a avó é colocada em risco.

Além disso, a mãe alerta para não ir para a floresta, porém, ela insiste no caminho mais curto e também mais perigoso. Sendo assim, as crianças aprendem que desobedecer os pais pode ser um caminho perigoso.

As aparências enganam

Mesmo parecendo um amigo e querendo ajudar, a história mostra que o lobo mau só queria mesmo encher sua barriga.

Para a sorte de Chapeuzinho, quando ela percebe que o lobo está vestido de Vovó, ela consegue se salvar. Esse é um ponto de atenção que mostra a importância de observar que nem tudo é o que parece ser.

Cuidado com os idosos

Embora more longe da avó, Chapeuzinho e sua mãe preparam uma cesta cheia de guloseimas para levar até sua casa.

Esse ato de afeto é um exemplo para as crianças aprenderem a cuidar dos avós e outros idosos com quem convivem, aprendendo a demonstrar amor e cuidado de diferentes formas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.