Meon

Automatizando o Sucesso: Estratégias de Marketing com Chatbot no WhatsApp

Escrito por Meon

20 DEZ 2023 - 11H22 (Atualizada em 20 DEZ 2023 - 11H34)




O chatbot no WhatsApp tornou-se a ferramenta de automação do sucesso, isso porque o bot traz muitos benefícios no quesito relacionamento com o cliente, vendas, fidelização de clientes e captação de leads. Podendo ser utilizado em todas as etapas do funil de venda.

Saiba como utilizar o Chatbot no WhatsApp e aproveitar de todas essas vantagens, continue a leitura!

Vantagens do chatbot no whatsapp

O chatbot é um chat normal, mas que utiliza de um bot, um robô, para conversas com os leads e clientes que chegam até o whatsapp da sua empresa. Esse bot é muito inteligente e tem funções de criação de diálogos, que fazem do atendimento automatizado muito próximo ao atendimento humano.

Utilizar essa ferramenta traz muitas vantagens para a empresa e para as colaboradores, podendo ser utilizada em empresas de todos os tamanhos e segmentos. Dentre as várias vantagens, selecionamos as duas principais, veja o tópico abaixo.

Captação de leads

O whatsapp pode ser adicionado em diferentes redes sociais e canais de aquisição de visitas, como sites. Seja por meio de botão no e-mail ou site, link na bio do Instagram ou link na legenda de post no facebook. As opções são muitas e todas podem ser aproveitadas conforme a estratégia de marketing e comunicação da sua empresa.

Toda essa “divulgação” do whatsapp é uma excelente oportunidade de captação de leads. Pois, os leads podem ser captados em diferentes locais e em diferentes etapas do funil, de modo sutil e que não precise de tanto esforço, como a criação de um material rico como oferta de captação ou investimentos em ads.

Claro que, a captação via oferta de materiais ricos e ads deve ser feita, e deve direcionar para o whatsapp, unindo as estratégias. Assim, os leads são captados pelo whatsapp e armazenados de forma automática no banco de leads, e até mesmo direcionados para um funil de nutrição - se a sua empresa utilizar um CRM com integração com Whatsapp e tiver campanhas de captação ativas.

E, ao utilizar o chatbot no whatsapp, os leads captados já recebem um atendimento mais completo, e mais informações relevantes são absorvidas pela sua empresa. Melhorando os níveis do atendimento e diminuindo o tempo do funil de compra, levando mais rapidamente os leads até o fundo do funil, ou seja, aumentando as vendas e lucro da sua empresa.

Otimização do atendimento

Outra grande vantagem em utilizar o chatbot no whatsapp é a otimização do tempo da equipe de trabalho, isso porque o bot faz as primeiras conversas com o lead, responde dúvidas simples e até mesmo pode auxiliar no pós-venda.

O chatbot tem funções de criação de diálogos, e conforme o que o lead ou cliente digita, um gatilho de mensagem é disparado pelo bot. Por exemplo, o lead pergunta “horário de funcionamento”, e se a sua empresa cadastrar uma resposta para esse gatilho, o chatbot irá responder com os horários de funcionamento da sua empresa.

Isso economiza tempo da sua equipe de trabalho, que pode focar em outras tarefas mais estratégicas e nos atendimentos que realmente precisam de uma interação humana. Essa otimização melhora o desempenho da equipe e também permite um atendimento 24h, já que o chatbot funciona independente do horário ou dia da semana.

Ou seja, é possível oferecer um atendimento imediato, melhorando a experiência do usuário e também otimizando as demandas da equipe.

Estratégias de marketing para o whatsapp

Dentre as estratégias que podem ser usadas no whatsapp, tanto para a captação como para o atendimento e relacionamento com o cliente, selecionamos 3 principais focadas na fase de nutrição do lead e fidelização de clientes.

Fluxo de mensagens

O chatbot para whatsapp quando integrado com um CRM, tem a possibilidade de criar fluxos de mensagens com disparos automáticos e conforme o fluxo criado, podendo ser feito um fluxo para topo de funil, fluxo para clientes, fluxo de black friday, e assim por diante, conforme a estratégia da sua empresa.

A criação desses fluxos de mensagens é essencial para o processo de nutrição do lead, e também para a fidelização de clientes, já que um fluxo para clientes e um fluxo de pós-venda podem ser criados.

Manter uma constância nas mensagens é muito importante na atualidade, onde consumidos diferentes informações por meio das redes sociais, são muitos assuntos em um curto espaço de tempo, o que dificulta a memorização. Assim, a constância da sua empresa na memória do lead ou cliente por meio das mensagens é um fator que pode favorecer as vendas.

Outro ponto positivo dos fluxos são os envios automáticos de mensagens, o que mais uma vez otimiza o tempo da equipe de trabalho e evita erros humanos, como esquecimento.

Personalização e ações de fidelização

Se você deseja vender mais, deve lembrar-se da importância do cliente sentir-se valorizado. E, mesmo com as automações isso é possível. Afinal, o chatbot permite a criação dos fluxos de conversas e diálogos, deixando a comunicação automática personalizada e mantendo as características da sua marca.

E, a automação pode ajudar muito no processo do lead e do cliente se sentir valorizado, por meio do envio de mimos, como: mensagem de aniversário, dia das mães, perguntas de feedback no pós-venda, cupom de desconto no aniversário, desconto exclusivo para quem já é cliente e etc.

Organização e Automação no chatbot

Toda estratégia para ter sucesso precisa de organização, e a automação não foge da regra. Selecionamos dicas de organização para utilizar o whatsapp e o CRM, de modo que a estratégia e ferramentas sejam aproveitadas ao máximo.

Importância da organização

Tanto o whatsapp business como o CRM, possuem tags de personalização e organização dos contatos. É muito importante essa organização quando for enviar as mensagens, sendo o mais assertivo possível na comunicação.

Por isso, ter organizado os leads e fluxos de conversas é essencial. Dessa forma, aproveite as etiquetas e selecione quais leads são de topo, meio e fundo, quais são clientes, e demais nomenclaturas que façam sentido para a sua empresa.

CRM

Citamos diversas vezes durante o texto como um CRM com integração com whatsapp facilita as estratégias de marketing pelo whats e também com o chatbot. Inclusive, existem CRM como o KOMMO, que tem a opção de chatbot já incluída de forma gratuita.

Não deixe de investir em um bom CRM e aproveitar as maravilhas do chatbot para o desenvolvimento da sua empresa!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.