17/11/2023

Hipertermia: saiba como identificar


A onda de calor que atinge nossa região fez acender um alerta importante: os cuidados com os animais devem ser redobrados. Mas você sabe como identificar um caso de hipertermia?

Muita água gelada; ambiente arejado e fresco; não deixar o animal preso em ambientes fechados, como carro e caixa de transporte; não utilizar nenhum tipo de roupa ou coleira de tecido; além de observar os sinais vitais do animal. Estes são algumas iniciativas que podem ajudar seu pet a enfrentar o calor.

Uma dica valiosa é molhar ou umedecer os coxins, que são as almofadinhas que ficam nas patinhas, e a barriga do seu pet. Eles transpiram por estes lugares e, por isso, deixá-los mais fresquinhos vai ajudar.

A regra é clara! JAMAIS passeie com seu animal de estimação nos horários de sol e calor excessivo. Infelizmente, tenho visto alguns tutores levando os animais para a rua em períodos inapropriados. O ideal é que o pet vá passear depois que o sol se pôs, assim a rua já estará menos quente. Na dúvida, tire seu calçado e coloque seu pé no chão. Se estiver quente pra você, também está quente para seu melhor amigo. As queimaduras nos coxins são muito dolorosas e podem trazer sérios danos à saúde do animal.

Você, como tutor responsável, deve observar o comportamento do seu pet. Em caso de calor acima do suportável, ele pode vir a ter hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal.

Os principais sintomas são: hipersalivação; respiração ofegante acima do normal; pele muito quente; batimento cardíaco acelerado; cansaço, fraqueza e indisposição.

A hipertermia pode agravar para danos nos órgãos internos, coma e até mesmo a morte do seu animalzinho. Por isso, caso você identifique qualquer um destes sinais, não hesite em socorrer seu pet.

Cuidado redobrado com animais braquicefálicos, ou seja, os cães de focinho curto, tais como Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Buldogue francês. Exatamente em razão da estrutura física, estes animais têm mais dificuldade na respiração.

Todo cuidado é pouco. Vamos juntos passar – com segurança – esta onda de calor!

O meu mundo é pet... e o seu ?


Meu Mundo Pet

Ana Laura Costa - 

Apaixonada por pets

Taubateana

Jornalista

Entre em contato comigo! Instagram: @analauracostajornalista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Meu Mundo Pet

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.