Por Meon Em Opinião

Só para mulheres: o efeito da reposição hormonal

mulheres_longevas

WHI um marco na compreensão do envelhecimento feminino

Reprodução

Cara leitora,

O estudo WHI – Women’s Health Initiative –, realizado nos EUA, foi um marco na compreensão do envelhecimento feminino. Entre 1993 e 1998, foram estudadas 161.000 mulheres pós-menopausa, em 2005, elas foram convidadas a participar de uma extensão do estudo e, em 2010, de uma segunda extensão. A idéia do estudo foi a de verificar o efeito da reposição hormonal, das modificações da dieta e da reposição do cálcio e da vitamina D como estratégias para prevenir a maioria dos problemas de saúde comuns na pós-menopausa: doença cardíaca, tumores de mama, cólon e reto e fraturas. Aqui está o que o WHI descobriu e o que isso significa para você.

Reposição hormonal:

As mulheres que tomaram os hormônios tiveram menos fraturas de quadril e câncer de cólon e reto, mas também tiveram mais ataques cardíacos (dependendo do tempo de exposição ao hormônio), derrames, coágulos sanguíneos, e tumores da mama. No estudo do estrogênio (sem progesterona), as mulheres com essa reposição tiveram menos fraturas de quadril, mas também tiveram mais derrames e coágulos sanguíneos. No que diz respeito à doença de Alzheimer e outros tipos de demência, as mulheres que tomaram hormônios tiveram uma probabilidade de desenvolver demência maior do que as mulheres que tomaram o placebo.

O que isto significa para você:

Não tome hormônios para prevenir doenças cardíacas ou doença de Alzheimer; eles não funcionam e podem causar danos.  O estrogênio ajuda a prevenir fraturas de quadril, mas o mesmo acontece com outros medicamentos (com mais eficiência e menos riscos). O estrogênio ajuda a controlar as ondas de calor. Para esse sintoma, seu médico provavelmente recomendará usar a menor dose eficaz de estrogênio pelo menor tempo possível.

Dieta com baixo teor de gordura:

No estudo de modificação de dieta do WHI, as mulheres foram distribuídas entre manter a sua dieta habitual ou adotar uma dieta com baixo teor de gordura e rica em frutas, verduras e grãos. Após 8 anos, os dois grupos apresentaram taxas semelhantes de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e câncer de mama, cólon e reto. Alguns pesquisadores acreditam que estes resultados não contam toda a história. Os efeitos protetores das dietas mais saudáveis ​​podem aparecer depois de um tempo mais longo. Também é possível que a redução da ingestão de gorduras trans em particular iria fazer a diferença.

O que isto significa para você:

Uma dieta mais saudável pode não diminuir o risco de câncer de mama, cólon, ou retal durante um período de menos de 10 anos. No entanto, alimentos ricos em gordura contribuem para o ganho de peso, o que a torna mais propensa a desenvolver diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Frutas, legumes e grãos integrais são necessários e podem diminuir o risco de muitos problemas de saúde a longo prazo.

Suplementação de Cálcio e vitamina D:

Mais de 36.000 mulheres foram distribuídas para receber comprimidos diários de cálcio e vitamina D ou pílulas de placebo. Após 7 anos, as mulheres que tomaram cálcio e vitamina D tinham ossos mais fortes do que os usuários do placebo. No entanto, os grupos tiveram números similares de fraturas de quadril. Quanto ao debate sobre o risco cardiovascular do cálcio, é prudente evitar o excesso de reposição.

O que isto significa para você:

Se você estiver com mais de 60 anos, você deve tomar cálcio e vitamina D. A dose diária recomendada (DDR) de cálcio é de 1200 mg para as mulheres com 51 anos ou mais. Para a vitamina D, a DDR é de 400 UI dos 51 aos 70 anos e 600UI acima dos 70 anos. Fale com o seu médico para ver o que mais você pode fazer para prevenir fraturas. Além disso, se você estiver com mais de 50 anos, faça exames de fezes regulares ou colonoscopia para prevenir câncer de cólon e reto.

Use bem essas informações!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.