Por Renan Simão Em Cultura

Exposição multimídia registra história da Tecelagem Parahyba em São José dos Campos

A exposição "Por Entre Fios", que fica aberta à visitação nesta sexta (7) e nos dias 7, 8, 13, 14 e 15 de novembro em São José dos Campos, narra por meio de recursos multimídia a história da Tecelagem Parahyba, importante fábrica da indústria joseense nas décadas de 1960 e 1970. 

Instalada no próprio galpão da tecelagem, localizada próxima ao Parque da Cidade, a exposição abriga 30 fotos dispostas em dois painéis de seis metros de largura e exibe documentário que dá título à exposição, a principal atração do evento. Mostra, fotos e o documentário foram produzidos e realizados pelo coletivo multimídia Criamundo.

"Além das fotos, a ideia do documentário é trazer a história através do olhar de quem viveu ali. Existem funcionários como o seu Vandir que tem 70 anos de fábrica. Tem 90 anos, três aposentadorias e até o meio deste ano ia duas vezes por semana trabalhar. Os mais novos ali têm no mínimo 30 anos de casa", afirma Bianca Oliveira, membro do coletivo, que também é formado por Natalie Rocha e David Ferreira.

A fábrica começou em 1925 e chegou a dominar 70% do mercado nacional de cobertores e mantas, conseguindo exportar os produtos países como Canadá e Estados Unidos.

A tecelagem pediu concordata em 1993 e teve parte dos bens passados para o governo do Estado de São Paulo, desde então uma cooperativa de ex-funcionários, como o seu Vandir, retomaram a produção no mesmo local, com o nome de Coopertêxtil. A posse da área da fábrica ainda espera definição do governo do Estado.

Turma da Mônica
No documentário de 55 minutos de duração aparecem mais de 30 pessoas ligadas à fábrica. Contam suas histórias os ex-operários, Lido Mammoli, filho do Marco Mammoli -que era gerente industrial da fábrica-, o jornalista veterano Luiz Paulo Costa e a cantora Lourdinha Pereira, que cantava o jingle dos famosos Cobertores Parahyba. Outros destaques são Ozires Silva, fundador da Embraer, e Mauricio de Sousa, desenhista criador da "Turma da Mônica". 

"O Mauricio tinha uma linha de cobertores da 'Turma da Mônica' com a tecelagem por mais ou menos 20 anos. Ele até se mostrou animado em manter contato com a cooperativa e ainda guarda um cobertor daquela época", conta Bianca.

Para a fotógrafa, o objetivo do projeto é remontar a história da tecelagem como protagonista do início da era industrial em São José. "Essa cidade industrial que existe hoje começou com a Tecelagem Parahyba e com a Cerâmica Weiss. A tecelagem foi muito inovadora com o tratamento do funcionário e com a cidade", afirma.

Nos dias de exposição no galpão da tecelagem, os horários de visitação são das 14h às 18h, às quintas e sextas-feiras, e das 9h às 13h, aos sábados. O documentário é exibido nas quintas e sextas-feiras, às 14h30 e às 16h30, e nos sábados, às 9h30 e às 11h30.

Após a estada no galpão, "Por Entre Fios" segue instalada na Câmara de Vereadores e ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José no início de dezembro. Datas e horários ainda não foram divulgados.

"POR ENTRE FIOS"
Quando: nesta sexta (7) e nos dias 7, 8, 13, 14 e 15 de novembro; das 14h às 18h, às quintas e sextas-feiras, e das 9h às 13h, aos sábados
Onde: Av. Olivo Gomes, 100 - Santana, São José dos Campos (acesso pelo Parque da Cidade, próximo à Fundação Cultural Cassiano Ricardo)
Quanto: grátis
Mais informações: Coletivo Criamundo  

Quando: 24, 25, 26 e 28 de novembro       
H
orário: comercial
Quanto: grátis
Endereço: Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos - rua Francisco Paes, 56 - Centro, São José dos Campos 

Quando: 08 a 18 de dezembro (segunda a sexta)
Horário: 8h às 17h30
Quanto: grátis
Endereço: Câmara Municipal - rua Des. Francisco Murilo Pinto, 33 - Vila Santa Luzia, São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Renan Simão, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.