Cultura

Festival Internacional do Documentário Musical acontece em São Luiz do Paraitinga

Evento acontece de 20 a 23 de novembro; veja programação

Escrito por Rubens Baracho

19 NOV 2025 - 14H30

Divulgação/Assessoria

São Luiz do Paraitinga se transforma, mais uma vez, em palco da música e do audiovisual. Entre os dias 20 e 23 de novembro, a cidade recebe a terceira edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, reunindo 15 filmes nacionais e internacionais, além de shows, encontros com artistas e debates. Toda a programação é gratuita, com sessões no Mercado Municipal e na Biblioteca Municipal, e apresentações musicais no tradicional Coreto Elpídio dos Santos.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O festival chega com uma seleção robusta de títulos inéditos no circuito, resgatando trajetórias, movimentos e personagens fundamentais da música brasileira e mundial. Entre os longas nacionais, destacam-se obras que celebram nomes marcantes como Jackson do Pandeiro, Paulo Vanzolini, Letieres Leite, Hyldon, Aldo Bueno e Júlio Reny. Também entram em cena produções que revisitam momentos históricos, como o clássico álbum Os Afro-Sambas, parceria de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

A programação inclui ainda curtas que resgatam memórias do folclore musical brasileiro, como Vamembolá, sobre o encontro entre Chico Antônio e Mário de Andrade, e Volta Seca a Favor do Vento, que revisita as cantigas do cangaceiro Volta Seca, autor de clássicos como “Acorda Maria Bonita”.

No panorama internacional, o público poderá assistir a quatro documentários inéditos: Dory Previn: On My Way To Where, sobre a compositora americana Dory Previn; Legacy, que percorre a história de músicos negros do jazz norte-americano exilados na Escandinávia; Nteregu, que revela a riqueza musical da Guiné-Bissau; e Revival 69, que resgata o histórico show de Toronto que marcou a primeira apresentação pública de John Lennon sem os Beatles.

Além das exibições, o festival oferece uma agenda paralela voltada ao diálogo entre cinema e música. Na abertura, o Coletivo Paraitinga, formado por artistas locais, apresenta releituras de canções presentes nos filmes exibidos. Na sexta-feira, o cantor Hyldon faz um show intimista em formato voz e violão. No sábado, o multi-instrumentista Zé Pitoco comanda um animado forró com participação especial da cantora Luciana Alves, em homenagem a Jackson do Pandeiro.

Os debates do Conversa Afinada ampliam o olhar sobre a música e seus desdobramentos culturais. O cineasta Emílio Domingos conversa com a jornalista Lorena Calábria sobre sua obra marcada pela presença da música negra, enquanto o violonista Paulo Bellinati, do grupo Pau Brasil, detalha as inovações rítmicas e harmônicas dos Afro-Sambas.

O evento é uma realização da In Brasil Cultural, da Associação Kinoforum e do Governo do Estado de São Paulo, viabilizado por emenda parlamentar do deputado Carlos Giannazi, com apoio da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e do Fórum dos Festivais.

Com uma programação diversa e acessível, o In-Edit reafirma São Luiz do Paraitinga como um polo cultural vibrante, celebrando a música em toda a sua multiplicidade.

VEJA PROGRAMAÇÃO

ACESSO GRATUITO EM TODA A PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA | 20.11

As Travessias De Letieres Leite

11H | Biblioteca Municipal

Nteregu

15H | Biblioteca Municipal

Brasiliana – O Musical Negro Que apresentou O Brasil Ao Mundo

17H | Biblioteca Municipal

Alma Negra, Do Quilombo Ao Baile (Sessão de Abertura)

Sessão oficial de abertura

19H | Mercado Municipal

Show: “Os In-Éditos”: Coletivo Paraitinga celebra o In-Edit 2025

21H | Coreto Elpídio dos Santos

SEXTA-FEIRA | 21.11

Legacy

11H | Biblioteca Municipal

Os Afro-Sambas: O Brasil De Baden E vinícius (LSE)

Sessão apresentada pelo diretor Emílio Domingos

15H | Biblioteca Municipal

Conversa Afinada: Emílio Domingos

Dos Afro-Sambas ao funk carioca, passando por Hyldon e Chic Show, Emílio Domingos é um cineasta atento à presença negra na música brasileira. Mediação de Lorena Calábria.

16H30 | Café Cultural Mai Será O Binidito

Volta Seca A Favor do Vento - Cantigas de Lampião (LSE)

19H | Mercado Municipal

As Dores Do Mundo: Hyldon (LSE)

Sessão apresentada pelo diretor Emílio Domingos e pelo cantor Hyldon

19H30 | Mercado Municipal

Show: Hyldon - Voz e Violão

21H | Coreto Elpídio dos Santos

SÁBADO | 22.11

Um Homem De Moral

Sessão em homenagem à produtora Zita Carvalhosa

11H | Biblioteca Municipal

Revival 69: The Concert That Rocked The World

15H | Biblioteca Municipal

Conversa Afinada: Paulo Bellinati

As inovações rítmicas e harmônicas dos Afro-Sambas de Baden e Vinícius, comentadas por outro grande violonista, responsável por uma aclamada regravação da obra.

16H30 | Centro Cultural Nelsinho Rodrigues - Auditório

Vamembolá

19H | Mercado Municipal

Jackson - Na Batida Do Pandeiro

Abrindo a sessão, a jornalista Lorena Calábria fala dos múltiplos talentos de Jackson do Pandeiro, gênio do ritmo e do canto sincopado brasileiro.

19H30 | Mercado Municipal

Show: Forró do Zé Pitoco

21H | Coreto Elpídio dos Santos

DOMINGO | 23.11

Dory Previn: On My Way To Where

11H | Biblioteca Municipal

Amor E Morte Em Julio Reny

15H | Biblioteca Municipal

Aldo Bueno: O Eterno Amanhecer

17H | Biblioteca Municipal

Serviço:

In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical

📅 20 a 23 de novembro de 2025

🎥 Sessões: Mercado Municipal e Biblioteca Municipal

🎶 Shows: Coreto Elpídio dos Santos (Praça Dr. Oswaldo Cruz)

🎤 Conversas: Café Cultural Mai Será o Binidito e Centro Cultural Nelsinho Rodrigues

🔗 Programação completa: br.in-edit.org/programa-sao-luiz-paraitinga-2025/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.