Por Meon Em Cultura

Forró e fogos para grego ver

Gregos no forró, é isso o que promete a capital sergipana, escolhida pela Seleção da Grécia como sede para o seu Centro de Treinamentos durante o a Copa do Mundo. Junho é também mês de agitação por todo o Nordeste brasileiro, com as famosas Festas de São João.

A vinda da seleção grega será uma oportunidade para divulgar as belezas e a cultura do estado. De acordo com o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha Filho, cerca de 60 mil turistas vão circular pelo estado.

O técnico português, Fernando Santos, que dirige a Seleção da Grécia disse que a opção por Aracaju foi motivada pelo fato de a cidade ter clima semelhante às cidades em que sua equipe vai jogar, como Natal e Fortaleza. Disse ainda que os gregos, assim como os brasileiros, são festeiros.

Várias cidades do estado realizam festejos juninos com forró, como Capela, que fica a pouco mais de 65 km de Aracaju. A comemoração começa no dia 31 de maio, quando um grupo de pessoas acompanhadas de zabumbas, um tipo de tambor, e bacamarteiros, portando uma arma de fogo de cano curto e largo, saem pelas ruas cantando de porta em porta e arrecadando prêmios para a tradicional Festa do Mastro.

Festejos juninos em Estância, Sérgipe

Guerrea dos fogos em Estância

César de Oliveira/Emsetur



Já em Estância, a 70 km da capital, acontece a tradicional guerra de fogos realizada em uma arena projetada para a segurança dos expectadores, e ainda a corrida de barcos de fogo, pequenas embarcações penduradas em arames que possuem diversos enfeites e rojões amarrados. Em Areia Branca, a 36 km de Aracaju, acontece o São João de Paz e Amor. Lá é proibida a queima de fogos, mas a Praça do Forró, com mais de 20 mil metros quadrados, tem espaço para os turistas dançarem ao som de trios pé-de-serra, músicos e bandas.

A capital Aracaju recebe ainda turistas e festeiros em uma vila cenográfica montada na Orla da Praia da Atalaia, chamada Arraiá do Povo, com forró e uma extensa agenda cultural que inclui a apresentação de grupos de pífanos, samba de coco, trios pé-de-serra e quadrilhas juninas. Completando a festa, acontece ainda o Forró Caju, que mistura a tradição dos trios pé-de-serra à inovação do forró eletrônico, com a presença de artistas do cenário nacional. Na Praça de Eventos Hilton Lopes é montada uma estrutura de bares, camarotes e um grande palco, com atrações regionais e nacionais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.