Por Meon Em Cultura

Mostra nascida em Berlim chega ao Brasil

Mostra Design Brasileiro

Cadeira Oscar Niemeyer (alto); África Chair (esq.); cadeira Yanomami e  Escultura Bird Shelves

Fotos divulgação



Ao se mudar para Berlim, o colecionador Raul Schmidt Felippe aproveitou para mobiliar a nova morada exclusivamente com peças brasileiras. Quando contava com cerca de 150 criações, em 2012, decidiu montar uma exposição sobre o assunto com o designer Zanini de Zanine. O resultado, "Design brasileiro - Moderno e Contemporâneo", estreou com sucesso em Berlim e passou por Lisboa antes de chegar ao Rio, onde fica até 4 de maio, na Caixa Cultural.

Estão lá, por exemplo, as cadeira Três Pés, de Joaquim Tenreiro, a Yanomami, dos Irmãos Campana, e a África, de Rodrigo Almeida. "Nossa intenção é divulgar o mobiliário de design brasileiro e sua trajetória desde os anos 1940, assim como a forma que a sociedade brasileira e sua história política influenciaram essa evolução", resume Felippe.

São 80 obras de 16 designers, em uma linha do tempo dividida em dois. O período modernista foi definido por nomes como Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues, Lina Bo Bardi e José Zanine Caldas, que se livraram das amarras estéticas europeias. O contemporâneo começa com o fim da ditadura militar e é marcado pela irreverência e diversidade, frequentes nos trabalhos dos Campanas, Domingos Tótora e do próprio Zanini, herdeiro de Zanine Caldas.

Para Tótora, conhecido por suas obras com papelão, é uma chance de entender o design brasileiro em um contexto histórico: "Você pode enxergar influências e fazer paralelos mais exatos". Entre suas observações, está a evolução para um design não apenas funcional, mas arrojado. "É uma ousadia que veio com os Irmãos Campana, que abriram um universo."


Memória

Em 1948, em São José dos Campos (SP), uma sociedade entre Zanine, Sebastião Henrique da Cunha Pontes, Paulo Mello e Hellmuth Schicker gerou a "Zanine, Pontes e Cia. Ltda", mais conhecida como "Móveis Artísticos Z", que produziu móveis por 12 anos para a classe média. O desenho dos móveis era assinado por Zanine, com forte influência modernista. Seu talento foi herdado pelo filho Zanini de Zanine.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.