Por Bruna Caroline Em Região Atualizada em 27 JUN 2020 - 23H02

Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga ganha exposição virtual

“Caminhos do Divino” será lançado neste sábado (27)

Andrea Goldschmidt
Andrea Goldschmidt
Divino


A tradicional Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga ganhará uma exposição virtual. O projeto “Caminhos do Divino” será lançado neste sábado (27) e contará com materiais inéditos, interatividade, tecnologia e programação de lives.

O webdocumentário é fruto de seis anos de trabalho da fotógrafa Andrea Goldschmidt. Neste período, ela participou de cinco Festas do Divino na cidade (de 2015 a 2019) e se dedicou à compilação e edição do material. O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e tem apoio do município de São Luiz do Paraitinga.

Visita virtual

“A ideia inicial era montar uma exposição de 15 dias e proporcionar essa experiência aos visitantes durante a festa. O webdocumentário seria um complemento do projeto, com materiais extras que poderiam ser consultados depois. Com a pandemia do novo coronavírus, a experiência foi totalmente adaptada e se transformou em uma exposição virtual, que mantém o foco na interatividade e tecnologia e agora está acessível para um número ilimitado de pessoas a qualquer hora na Internet”, diz Andrea, em comunicado à imprensa.

Divulgação
Divulgação
Mapa dos caminhos com vitrais


Na página principal do “Caminhos do Divino” há um mapa de São Luiz do Paraitinga com ícones que representam oito diferentes áreas de visitação: a Igreja, o Império, o Afogado, a Cavalhada, a Congada, a Praça, a Procissão de Pentecostes e a Folia.

Conforme o usuário navega, um perfil de interesse é identificado, com selos que mostram qual foi a profundidade das escolhas do usuário nas perspectivas da Fé, do Conhecimento e do Turismo. O usuário também ganha cartões postais dos lugares onde passou, que podem ser compartilhados pelas mídias sociais.

O webdocumentário reúne poesia, música, fotos, vídeos, realidade virtual com imagens 360 graus e animações em realidade aumentada.

Lives

De 11 de julho a 29 de agosto, sempre às 10h dos sábados, acontecerão na página do Facebook do projeto, lives com os principais protagonistas da Festa do Divino. Confira a programação:

11/07 (Sábado) – 10h

Tema: “Tradições culturais: a importância da festa na vida das pessoas e da cidade” com a antropóloga Denise Pimenta e o secretário de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, Netto Campos.

18/07 (Sábado) – 10h

Tema: “A folia e a festa do Divino” com o casal de festeiros 2020/2021, Luís Cláudio Saad Cunha (Pé de Galo) e Suelen Bonafé, e o mestre de folia José Roberto Landim.

25/07 (Sábado) – 10h

Tema: “Brincadeiras no pouso do Divino”, com o músico Amarildo Pereira Marcos.

01/08 (Sábado) – 10h

Tema: “Origens e histórias religiosas da festa”, com a teóloga Márcia Molinari Bertolino e os devotos Ana Rosa Moradei e Pedro Moradei.

08/08 (Sábado) – 10h

Tema: “Reis do Congo e Império do Divino”, com a produtora cultural Marinilda Boulay.

15/08 (Sábado) – 10h

Tema: “Origens e histórias culturais da festa”, com o historiador e ex-festeiro João Rafael Cursino dos Santos.

22/08 (Sábado) – 10h

Tema: “As histórias por trás das Cavalhadas”, com a historiadora Esther Rapoport.

29/08 (Sábado) – 10h

Tema: “Caminhos do Divino: história e resultados” com Andrea Goldschmidt (29/08).

Festa do Divino

“A Festa do Divino é uma manifestação importantíssima para a cultura do Estado de São Paulo. Ela consegue reunir em um mesmo espaço rituais católicos, expressões culturais variadas e uma gama muito interessante de produtores e amantes da cultura popular. É uma festa democrática, com respeito inter-religioso, onde cada pessoa tem a sua conexão particular com o Divino que existe dentro de cada um de nós”, afirma Vandreza Freiria, produtora cultural que está no projeto há três anos, conforme comunicado à imprensa.

O secretário de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, Netto Campos, relata, também comunicado à imprensa, que o projeto “Será também um relevante registro da história e da memória desta manifestação popular tradicional e possibilitará que gerações atuais e futuras tenham contato com esse patrimônio imaterial local, consequentemente, corroborando para o vigor e continuidade da festa”.


Serviço

Exposição virtual “Caminhos do Divino”

Site: caminhosdodivino.com.br

Redes sociais: Instagram e Facebook 

Realidade virtual: vídeo 360 graus no YouTube 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em Região

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.