Mesmo em pleno século XXI com tantos avanços sociais, a violência infantil ainda é uma ocorrência comum para milhares de crianças no Brasil e no mundo.
E, muitas vezes, ela se manifesta de forma sutil. Isso porque a viol6encia contra a criança e o adolescente pode tomar várias formas, e nem sempre deixa marcas físicas.
Portanto, nem sempre é fácil identificar os sinais da violência infantil. Muitas vezes, o agressor e a vítima convivem dentro do mesmo, ou são pessoas da mesma família.
Mas, também é verdade que algumas formas de violência contra a criança são mais frequentes que outras.
Confira.
1. Alienação parental
A alienação parental é tipificada pela Lei de Alienação Parental, Lei 12.318/10. Além disso, encontra-se também no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 13.431/2017.
É um problema comum, caracterizado pela alienação da criança ou do adolescente em relação a um de seus genitores ou responsáveis.
Por exemplo: quando um dos pais denigre a imagem do outro genitor perante o filho ou filha, durante o processo divórcio na tentativa de obter a guarda total da vítima.
É uma forma de violência psicológica e afetiva sutil, difícil de identificar. Pois, o alienador usa de diversos subterfúgios para entrar na mente da vítima e distorcer a imagem da outra pessoa.
Como consequência, a criança ou adolescente adquire uma imagem irreal de seus genitores ou responsáveis, e acaba se afastando do mesmo.
2. Violência infantil: a agressão física
Entre as mais conhecidas formas de violência infantil, está a agressão física, que ainda é praticada por muitos, responsáveis e pessoas próximas a criança.
A violência física ocorre quando:
• Há ato de agressão física, quer deixe marcas visíveis no corpo ou não;
• Ocorre violência intencional que deixa lesões, ferimentos, hematomas, fraturas, mutilações ou quaisquer outras marcas visíveis.
Muitas vezes, a agressão física é usada como forma de punir a criança por mau comportamento. Infelizmente, essa ainda é muito prática comum em algumas famílias.
E, em alguns casos, a violência física é tão severa que leva a criança ao óbito.
3. Abuso sexual: a violência infantil mais silenciosa
Depois da violência física, a violência sexual também é uma das formas de violência infantil mais frequentes.
Difícil de identificar, o abuso sexual infantil muitas vezes também ocorre dentro de casa, feito pelas pessoas que deveriam zelar e proteger a criança.
A violência sexual inclui:
• A prostituição de crianças ou adolescentes;
• O uso sexual de crianças e adolescentes para quaisquer finalidades;
• Submissão da criança ou do adolescente, mesmo que consentida, a atos sexuais.
É importante destacar que, para ser caracterizada a violência sexual, não é necessário o ato sexual e si.
Portanto, ações como: tocar as partes íntimas, nudez e exposição da criança a jogos e brincadeiras envolvendo sexo, já caracterizam crime de violência sexual infantil.
4. Violência infantil através da exploração financeira
A exploração financeira da criança se manifesta quando os recursos destinados aos custeios de suas despesas e necessidades são desviados de tal finalidade.
Por exemplo: quando o responsável recebe pensão alimentícia para a criança, mas em vez de suprir as necessidades do menor, gasta o dinheiro consigo mesmo. Ou usa o valor para quaisquer outras finalidades, deixando a criança desfavorecida
Portanto, a exploração financeira ou abuso financeiro da criança é também uma das formais mais frequentes de violência infantil.
Além disso, também é diferente do trabalho infantil.
Este último se caracteriza por toda a ocupação laboral (trabalho) realizada por crianças ou adolescentes menores de 14 anos de idade.
Dicas finais
Os direitos e garantias da criança e do adolescente vítima de violência, ou que foram testemunhas de violência, são assegurados pela Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017.
Essa lei tipifica as formas de violência infantil. E determina que a União, os Estados, os municípios e o Distrito Federal devem desenvolvam ações para garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes.
Concessionária RioSP organiza ações educativas no Dia do Ciclista
Iniciativa visa alertar sobre os cuidados ao trafegar na rodovia
Brasil registra aumento de casos de coqueluche em bebês
Saiba estratégias para prevenir as crianças
São Francisco Xavier recebe o Conexão Juventude
Evento levou esporte, cultura e serviços no domingo (17)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.